YouTube triste

Uma das principais ameaças para a indústria fonográfica são os sites que permitem baixar músicas do YouTube. Graças a eles, as gravadoras deixam de receber a receita que viria de serviços de streaming e da venda de CDs.

Por esse motivo, as empresas realizam uma forte pressão judicial, que faz muitos sites encerrarem suas atividades voluntariamente. Nos últimos dias, três serviços decidiram seguir esse caminho: Video-download.co, EasyLoad e PickVideo.

Eles deixarão de oferecer serviços de download e conversão de vídeos após receberem cartas que exigiam o encerramento de suas atividades.

O Video-download.co segue exibindo sua página, mas exibe uma mensagem quando há uma tentativa de baixar um vídeo. No texto, a página lembra o caso envolvendo o YouTube-MP3, que oferecia os mesmos recursos e saiu do ar.

“Más notícias… decidimos desabilitar toda a funcionalidade de download de vídeo para sempre devido à recente remoção do site YouTube-MP3, que era baseado na Alemanha (assim como nós)”, diz a página.

O YouTube-MP3 foi encerrado em setembro do ano passado após uma ação judicial de representantes de gravadoras. Na época, o proprietário do YouTube-MP3, Philip Matesanz, aceitou entregar o domínio do site e se comprometeu a pagar uma compensação pelos danos.

O resultado foi considerado uma vitória das gravadoras, já que também colocaria pressão em outras páginas semelhantes. O responsável do Video-download.co diz ter recebido o comunicado de uma empresa americana. O documento determina que o site deveria ser encerrado até 12 de junho e lembra que seus serviços violam a lei.

O EasyLoad também citou o caso do YouTube-MP3 para justificar o fim de seu serviço. “Devido à recente remoção do site YouTube-MP3.org, somos forçados a desabilitar a funcionalidade do nosso site”, diz a mensagem.

O PickVideo, que permitia baixar conteúdo de YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e outras centenas de sites, já não oferece mais esses recursos. “Lamentamos informar que todos os serviços de download e conversão foram desativados para cumprir um pedido de ‘cessação e desistência'”.

As gravadoras sabem que o fechamento de três sites não soluciona o problema. No entanto, o rápido cumprimento das determinações presentes nos comunicados mostram que as empresas estão cada vez mais fechando o cerco de serviços de download de vídeos.

Com informações: TorrentFreak.

Relacionados

Escrito por

Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Temas populares