O Snapchat está em apuros. O Instagram copiou a maior parte de seus recursos; sua base de usuários quase não cresce; e os prejuízos vêm se acumulando.
Para tentar se salvar, o Snapchat está liberando histórias que podem ser acessadas através da web. Usuários do app para iOS e Android poderão compartilhá-las como um link.
Inicialmente, será possível compartilhar:
- conteúdo da seção Descubra, com parceiros de mídia do Snapchat, envolvendo histórias que expiram em 24 horas;
- Nossa História, em que o Snapchat reúne histórias sobre um mesmo assunto (cerimônia do Oscar) ou local (Nova York) por até 30 dias;
- histórias da barra de buscas, que expiram em até 30 dias.
Você só poderá compartilhar histórias quando tiver a versão reprojetada do Snapchat, atualmente em testes no Reino Unido, Canadá e Austrália. Ela será lançada em todo o mundo nas próximas semanas — mesmo após críticas dos usuários.
A Snap Inc. — dona do aplicativo — estreou na bolsa de valores no ano passado, avaliada em US$ 30 bilhões. Após uma ofensiva do Facebook em colocar stories em todos os seus produtos, atualmente ela vale US$ 17 bilhões.
São 178 milhões de usuários ativos diariamente, contra 300 milhões no Instagram Stories. Os investidores querem mais usuários e mais engajamento; os links das histórias vêm com um botão “baixar o Snapchat”. Será que adianta?