A partir do dia 30 de agosto deste ano, o Snapchat descontinuará seu serviço de pagamento de ponto a ponto, o Snapcash – ou seja, o valor vai de um usuário direto para outra pessoa. Lançado em 2014, o serviço foi um dos primeiros deste tipo.
Quatro anos depois de seu lançamento, muito antes do Facebook levar os stories para o Instagram, o Snapcash era lançado como um dos poucos meios para enviar dinheiro de um usuário para outro, sem envolver transferência bancária. Para transferir o valor, a única exigência é de um cartão de débito e o dinheiro passa pelo chat do programa.
Hoje vários aplicativos fazem isso (muitos brasileiros) e grandes empresas também entraram nesta ideia, como o Google, Apple, Facebook e o PayPal, o que certamente foi um golpe duro para o Snapchat.
Não há motivos específicos para o fechamento, o que deixa espaço de sobra para especulação que você leu nas linhas acima: a concorrência ficou cada dia mais pesada, fazendo o Snapcash não decolar. Em mais um serviço, já que o número de usuários não cresce mais como antes.
O vazamento de mais de dados de quase cinco milhões de usuários pode ter abalado a confiança no Snapchat, principalmente quando dinheiro está envolvido na conversa entre duas pessoas.
Sim, claro, a comercialização de fotos com nudes, com o pagamento feito pelo próprio Snapcash, também pode ter contribuído para que algumas pessoas não pensassem tanto em dividir o valor pago pela pizza do final de semana.
Com informações: The Verge e Techcrunch.