Spotify dá adeus ao botão de curtir em troca de melhor usabilidade do app

Streaming trocou botão em formato de coração por sinal de mais; novo botão terá funções extras para adicionar conteúdos em diferentes playlists

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 6 meses
Botão de curtir do Spotify dará lugar ao "plus" (Imagem: Reprodução/Spotify)

Um ícone, literalmente, do Spotify está dando adeus ao serviço de streaming. Em seu site oficial, a plataforma divulgou que o “coração” para salvar músicas será removido. No lugar dele entrará o botão “plus”, representado pelo sinal de mais e que terá a função de adicionar músicas, podcasts e outros conteúdos à conta do usuário.

Ao clicar no botão plus, o conteúdo que o usuário estiver ouvido será adicionado automaticamente no lugar padrão onde ele é salvo. Por exemplo, uma música irá para as Músicas Curtidas, álbuns para Bibliotecas e podcasts para Seus Episódios. Um rápido clique no botão abrirá a janela para salvar uma música em outras playlists.

Spotify cria novo botão para mais funcionalidades

A proposta do Spotify, de acordo com a própria plataforma de streaming, é entregar uma experiência mais “dinâmica para salvar músicas e podcasts”. No vídeo explicativo, disponível na publicação da empresa, é notado que para remover uma música o usuário poderá clicar novamente no botão “plus”.

Feito isso, ele visualizará todos os lugares onde a música está salva, como na seção de Músicas Curtidas e outras playlists. Essa ferramenta também será útil na versão para desktop do Spotify, já que para remover uma música de uma playlist é necessário ir até a lista de reprodução. Uma opção mais rápida para remover músicas adicionadas nos lugares errados.

Clique rápido no plus abrirá janela para adicionar música em playlistas (Imagem: Reprodução/Spotify)
Clique rápido no plus abrirá janela para adicionar música em playlistas (Imagem: Reprodução/Spotify)

O Spotify também relatou que os testes com o botão ajudaram os usuários a ganharem tempo, além de dar a opção de adicionar uma música a várias playlists de uma única vez. A empresa também divulgou que salvar músicas e podcasts aumenta as chances dos usuários os ouvirem novamente — grande descoberta, Spotify.

A novidade será lançada gradualmente para os usuários do aplicativo mobile. A previsão é que todos os clientes recebem o botão “plus” nas próximas semanas. O Spotify não informou quando deve lançar o recurso para desktop. E provavelmente eles não deixaram esse público de lado.

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados