Google Chrome aprimora zoom para ninguém mais sofrer com letras pequenas
Versão do navegador para celulares e tablets Android agora permite ampliar em até 300% o tamanho de letras, imagens e vídeos da web
O Google Chrome para Android ganhou um upgrade. Para que seus usuários não sofram mais com letras miúdas, o navegador aprimorou o seu recurso de zoom, permitindo uma aproximação ainda maior de detalhes da web. Agora, ao invés de 200%, o usuário pode aumentar em até 300% a página do navegador e enxergar com ainda mais clareza as letras, fotos e vídeos da navegação.
O recurso será lançado em breve para todos os usuários, mas se você deseja testar a ferramenta o quanto antes, é possível instalar o Chrome Beta para Android em seu smartphone ou tablet.
Feito isso, abra o navegador e toque no ícone de três pontos, localizado no canto superior direito da tela. Em seguida, clique na opção “Configurações” e, na sequência, escolha o botão “Acessibilidade”
No alto da tela, configure pela barra de rolagem a porcentagem de Zoom ideal. Ao arrastar o controle deslizante, você verá na própria tela o quando a letra aumenta ou diminuiu, podendo ajustá-la para ficar o mais confortável possível para sua vista.
Caso deseje, você pode ainda ativar a opção “Forçar zoom”, que permite que essa lente de aumento seja aplicada mesmo nos sites que tentam impedi-la.
Pronto. O ajuste ficará salvo automaticamente em suas configurações e, ao navegar pela página da web, todas as letras, fotos e vídeos aparecerão bem maiores, sem perder sua formatação original.
PDFs do Google Drive ganham anotações à mão livre
Afora a novidade de zoom implementada no Chrome para Android, o Google também lançou atualizações para alguns de seus outros serviços.
Um deles é o recurso de anotação à mão livre do Google Drive para Android, já disponível no sistema operacional.
Esta ferramenta permite que o usuário abra um arquivo em PDF que esteja no serviço e, com uma caneta para tablet ou com o próprio dedo, escreva anotações, destaque trechos importantes ou faça desenhos sobre o documento em questão.
Caso queira, você ele ainda ocultar, desfazer e até excluir as intervenções. E, obviamente, salvar uma nova cópia do documento, mantendo a versão original e criando uma com as anotações.
Recentemente, um recurso de privacidade ainda não oficializado pelo Google, mas descoberto no Chromium Gerrit, mostrou que a empresa também está trabalhando em um botão para o Chrome do Android que permite apagar os últimos quinze minutos do histórico de navegação.
Com informações: The Verge e TechCrunch