Google Chrome para Android pode ganhar botão que apaga histórico dos últimos 15 minutos

Recurso de privacidade ainda não foi oficializado pelo Google, mas pode tornar ainda mais rápido e cômodo excluir os dados recentes de navegação

Paula Alves
Por
Foto por Deepanker Verma/Pixabay
Google Chrome (Imagem: Deepanker Verma/Pixabay)

Ao que tudo indica, o Google está trabalhando em uma solução para que usuários do Chrome no Android possam excluir as suas últimas informações de navegação de maneira ainda mais rápida. A ferramenta ainda não foi oficializada, mas um botão que apaga os últimos 15 minutos do histórico do usuário foi encontrado no Chromium Gerrit, plataforma de revisão de códigos do Chromium.

Embora apagar o histórico de navegação seja um recurso amplamente conhecido no Chrome, tanto na sua versão web, quanto no seu aplicativo, é necessário realizar alguns passos para realizar a operação.

Atualmente, por exemplo, o usuário precisa clicar no ícone de três pontos no canto superior direito da tela, selecionar a opção “Histórico” > “Limpar dados de navegação”, para só depois escolher o período que deseja apagar. Um intervalo que pode abranger todo o histórico, as últimas quatro semanas, os últimos sete dias, as últimas 24 horas ou apenas a última hora de visualizações.

O novo botão encontrado no Chromium Gerrit, no entanto, reduz essa operação para dois toques, necessitando apenas que a pessoa clique no ícone de três pontos e, em seguida, na opção de “Apague os últimos 15 minutos”.

google chrome app android tecnoblog
Google Chrome para Android (Imagem: Tecnoblog)

Além da praticidade e rapidez, a ferramenta também pode ser útil porque limita ainda mais o período de exclusão, de maneira que a pessoa possa usá-la logo após navegar ou pesquisar por algum assunto privado.

Google lançou o recurso em seu app para Android

Embora seja uma atualização do Chrome, vale ressaltar que o atalho para excluir os últimos 15 minutos do histórico de navegação já existe há algum tempo no app de pesquisa do Android.

No ano passado, quase um ano após o anúncio da ferramenta (e sua implementação no iOS), o Google levou o recurso também para o sistema operacional. A novidade foi disponibilizada para todos os usuários do aplicativo e chegou com atraso, já que a empresa queira tê-la lançado ainda em 2021.

Se, no Chrome, o Google decidir replicar o botão da mesma maneira, é provável que ele apareça logo após a opção “ Histórico”, visualizada quando o usuário toca no ícone de três pontos do navegador.

Com informações: Android Police e XDA Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados