Steam agora é compatível com funções do DualSense

Além de ser compatível, DualSense no Steam agora suporta rumble, LED, painel de toque e o sensor de movimento

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
DualSense (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)
DualSense ganha mais funções no Steam (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

O Steam já havia anunciado uma atualização em sua versão beta para compatibilizar o DualSense, controle do PS5, na plataforma. Agora é possível usar o joystick também com suas funções extras, como vibração “rumble” e as luzes de LED que ficam na parte frontal do acessório.

Além de rumble e LED, o Steam passa a utilizar também o painel sensível ao toque do DualSense e também o sensor de movimento (giroscópio) – games como Death Stranding e No Man’s Sky são alguns dos citados que usam este tipo de tecnologia.

Em nota publicada em sua página de desenvolvimento, o Steam informa que todos os jogos que utilizam a API de entrada já são compatíveis com as funções adicionais do DualSense, sem necessidade de mudar nada nas configurações.

A API de entrada nada mais é que uma tecnologia para que desenvolvedores possam compatibilizar seus jogos com mais de 200 dispositivos de controles disponíveis no mercado. Isso inclui o DualShock 4, do PS4, e o Pro Controller do Switch.

Como usar?

Para tirar proveito do DualSense no Steam é preciso utilizar a função beta do aplicativo em seu computador.

O beta é aberto a todos os usuários, mas pode apresentar algumas falhas, por se tratar de um software em constante teste e atualização.

Para isso, basta abrir as configurações do Steam e optar por participar do Steam Beta. A partir daí basta configurar o DualSense com o computador.

Ainda não há uma data para que a compatibilidade do DualSense chegue para o aplicativo padrão da plataforma, mas isso deve ocorrer em breve, assim que os testes iniciais forem finalizados.

Com informações: Gamasutra.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados