Steam Link chega ao macOS para fazer streaming de games

O app do Steam Link para macOS permite que jogadores utilizem os controles do PlayStation 4 e Xbox One, ou dispositivos MFi

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Steam Link para macOS na Mac App Store (Imagem: reprodução/Mac App Store)
Steam Link para macOS na Mac App Store (Imagem: reprodução/Mac App Store)

A Valve liberou o download do Steam Link na Mac App Store, permitindo que usuários com algum Mac possam jogar os títulos da plataforma. O aplicativo está disponível gratuitamente para qualquer pessoa e permite rodar os jogos compatíveis até mesmo com um controle sem fios.

Se você comprou um MacBook, Mac Mini ou iMac pensando em jogos, já deve ter notado que não fez uma escolha muito acertada. Mesmo não sendo uma plataforma com tantos jogos quanto os PCs rodando Windows, existem alguns e eles podem funcionar a partir da versão do Steam para o macOS. A partir de agora, o Steam Link também está disponível para estes usuários resolverem parte deste dilema.

O Steam Link nasceu como um hardware que era conectado em uma TV ou monitor via HDMI. Ele faz a conexão entre o PC com o Steam completo e o jogo comprado, para enviar toda a jogatina para o gadget de destino. Com isso o jogador pode utilizar a plataforma dos PCs como um console de mesa e que roda na TV da sala, bastando que as duas pontas estejam dentro da mesma rede local.

É mais ou menos como acessar suas fotos das férias que estão no computador do quarto ou escritório, na TV da sala a partir de um player de bluray, só que no lugar de imagens você tem jogos. Este hardware aceitava os controles do Xbox e PlayStation, além de alguns outros para comandar o que acontece no game – também é possível conectar teclado e mouse, se você preferir.

O tempo passou e o hardware foi descontinuado, mas a Valve manteve os aplicativos para dispositivos móveis e que funcionam basicamente da mesma forma, só que sem a necessidade de um dispositivo dedicado para isso. Agora, quem está rodando o macOS também pode baixar o Steam Link de dentro da Mac App Store e rodar títulos que estão em outro computador.

Steam Link para macOS é opção (bem) mais leve

O programa do Steam para macOS já permitia este recurso, mas o aplicativo dedicado para o Steam Link faz essa função sem pesar tanto na hora do download e instalação. A diferença é enorme, já que o novo app precisa apenas de 29,8 MB, contra quase 1 GB de seu irmão maior.

A experiência é a mesma: você ainda precisa de dois computadores, sendo um onde o jogo vai rodar de fato e outro para servir de tela, ambos dentro da mesma rede local. Um Wi-Fi de 5 GHz pode ser o suficiente para eliminar qualquer delay, mas o recomendado é ter ambos plugados via cabo de rede no roteador.

O outro lado da conexão pode ser um Mac, ou então um Windows ou Linux e o jogador pode escolher entre um controle com certificado MFi, ou o Steam Controller. A Valve também lista outros dispositivos compatíveis, como o DualShock 4 do PlayStation 4 e os controles do Xbox One – nestes casos os controles são conectados apenas via Bluetooth.

Para o Mac com o Steam Link instalado não existe recomendação de hardware específico, mas o aplicativo exige ao menos o macOS 10.13 para rodar. O download pode ser feito neste link. O aplicativo também está disponível para iPhone, iPod Touch, iPad e Apple TV, além de smartphones e tablets que rodam o sistema operacional Android.

Com informações: MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados