Telegram tem recorde de novos usuários e garante: “não vamos falhar com você”
"Se você ficar por perto, vamos mostrar porque o Telegram está a anos-luz à frente da competição", disse o fundador e CEO do mensageiro, Pavel Durov
"Se você ficar por perto, vamos mostrar porque o Telegram está a anos-luz à frente da competição", disse o fundador e CEO do mensageiro, Pavel Durov
O apagão global de aplicativos Facebook, incluindo Instagram e WhatsApp, que ocorreu no final da manhã de segunda-feira (4) durou mais de 6 horas, foi péssimo para Mark Zuckerberg. Mas outra plataforma brilhou no meio do caos: o Telegram. Segundo o fundador e CEO do mensageiro, o russo Pavel Durov, o app registrou um recorde novos usuários. Ele disse ainda que, ao contrário da concorrência, “não vai falhar com você”.
Em nota emitida em seu canal pessoal nesta terça-feira (6), Pavel Durov diz que ontem o Telegram registrou recorde de novos usuários, recebendo 70 milhões do que chamou de “refugiados de outras redes sociais”. A marca histórica da plataforma se estende à atividade: ontem foi dia em que mais pessoas trocaram mensagens no Telegram.
“O crescimento diário [de ontem] do Telegram foi além do padrão em todas as magnitudes (…) Eu estou muito orgulhoso de como nosso time lidou com o crescimento sem precedentes, porque o Telegram continuou a funcionar sem defeitos para a vasta maioria dos usuários.”
Contudo, Durov reconhece que houve uma certa instabilidade para os usuários localizados nas Américas. Ontem, o Telegram estava oscilando para diversos brasileiros, que estavam com dificuldades para enviar e receber mensagens, assim como atualizar o feed de conversas. Não houve, entretanto, uma queda generalizada como aconteceu com o WhatsApp, Facebook e Instagram.
O site Downdetector mostrou que o Telegram começou a apresentar instabilidade às 12h46. Pavel Durov cita que o problema ocorreu porque milhões de usuários das Américas baixaram e entraram no Telegram ao mesmo tempo, o que gerou a oscilação.
A provocação do presidente do Telegram continua:
“Fique por perto para ver porque o Telegram está anos-luz à frente da competição.
Para novos usuários, gostaria de dizer o seguinte — bem-vindo ao Telegram, a maior plataforma de mensagens independente. Nós não vamos falhar com você quando outras falharem.”
A fala do CEO do Telegram vem logo após os serviços do Facebook terem registrado a pior queda da história. Na segunda-feira, o app de mensagens mais usado do país, o WhatsApp, ficou fora do ar a partir do 12h e só voltou oito horas depois. O Telegram é tido como o principal concorrente do WhatsApp no Brasil — a cada instabilidade ou polêmica do rival, ele cresce e ganha mais usuários brasileiros.
De acordo com a consultoria App Annie, o Telegram foi o app mais baixado no Brasil para iOS na segunda-feira. O mensageiro também foi o segundo mais baixado na categoria de comunicação da Google Play Store, para aparelhos com Android. Apesar de ter ficado fora do ar na maior parte do dia, o WhatsApp aparece como primeiro colocado.
A consultoria Sensor Tower, que avalia crescimento no mercado mobile, também mostra que o Telegram registrou uma alta de avaliações positivas ontem: foram mais de 1.500 em um único dia. Ainda segundo dados do site, o aplicativo teve 21 milhões de downloads no mês de setembro.