Tensão entre Apple e Foxconn aumenta devido a margens de lucro
Foxconn estaria adotando táticas questionáveis por registrar margens de lucro baixas na produção de dispositivos da Apple
Foxconn estaria adotando táticas questionáveis por registrar margens de lucro baixas na produção de dispositivos da Apple
A Foxconn é a principal parceira da Apple na produção dos dispositivos da marca, com destaque para a linha iPhone. Mas há indícios de que a relação entre as duas companhias estaria se desgastando em razão dos ganhos: enquanto a Apple registra margens de lucro bruto na casa dos 40% (dependendo do produto), a Foxconn não estaria conseguindo passar de um dígito.
É o que o relata o The Information. De acordo com o veículo, a situação chegou ao ponto de a Foxconn adotar práticas desleais para aumentar as suas margens, como declarar um número maior de funcionários contratados do que o real para as linhas de produção e o uso de equipamentos de propriedade da Apple na fabricação ou teste de dispositivos para companhias rivais.
Em reação, a Apple teria aumentado a fiscalização sobre funcionários e equipamentos nas instalações da Foxconn.
Mas os atritos não se limitam a isso. Há relatos de que, na tentativa de evitar desperdício de materiais, a Foxconn teria removido parafusos soltos ou pequenos pedaços de metal de unidades do iPhone 7 que apresentaram esses problemas durante a fabricação, quando o procedimento correto seria o de desmontar esses aparelhos.
Além disso, a companhia teria oferecido um tour a funcionários do Google pela fábrica que produzia o MacBook de 12 polegadas sem a autorização da Apple. Esta teria pedido imagens das câmeras de segurança e registros dos acessos à unidade para checar a acusação, mas sem obter retorno.
Não está claro até que ponto essas desavenças podem afetar a parceria entre os dois lados. Mas ex-funcionários das duas companhias relataram ao The Information que essa relação vem mudando à medida que Apple tenta diversificar a sua rede de fornecedores.
Essa busca pela diversificação teria feito, por exemplo, a Apple contratar outra fabricante para a produção dos AirPods Pro. A Foxconn esperava ganhar o contrato para fabricação desses fones e até já considerava reformar uma de suas instalações para isso.
Com informações: MacRumors.