Google quer fabricar smartphone Pixel na Índia pelo mesmo motivo da Apple

Empresa do buscador quer ser menos dependente das fábricas chinesas; Apple está ampliando sua produção na Índia para não repetir problemas de lockdown nas fábricas

Felipe Freitas
Por
Google quer fabricar seu smartphone na Índia (Imagem: Reprodução/Google)
Google quer fabricar seu smartphone na Índia (Imagem: Reprodução/Google)

O Google está negociando com a Foxconn, uma das maiores fabricantes de eletrônicos do mundo, para levar uma parte da montagem dos smartphones da linha Pixel para a Índia. A Big Tech quer depender menos das fábricas chinesas, seguindo os passos da Apple. A produção dos “Pixels” no país do sul asiático também alavancaria a venda do celular — e rivalizaria com o iPhone.

Além da Foxconn, o Google também está em conversas com outras fábricas que atuam na Índia. Segundo a Bloomberg, as outras fornecedoras com quem a Big Tech está negociando são a Lava International e Dixon Technologies. Sundar Pichai, CEO do Google, também se reuniu com o ministro da tecnologia da Índia.

Entre os motivos para aumentar a produção no país asiático está evitar que eventos de grande impacto prejudiquem a produção do Pixel. O movimento de aumentar a fabricação de eletrônicos na Índia já foi adotado pela Apple. Nos últimos dias, foi noticiado que, a partir de 2025, um a cada cinco iPhones vendidos será produzido no país.

Google viu o que a Apple passou e não tem “cacife” para isso

No ano passado, alguns casos de aumento de Covid-19 na China levaram algumas cidades a fechar fábricas da Foxconn, principal parceira da Apple, impactando na produção do iPhone. A Gigante de Cupertino possui uma enorme fatia de mercado de smartphones quando comparamos com o Google.

Logo, a criadora do Pixel sabe que o fechamento das fábricas do seu celular causaria um grande problema nas suas vendas — maior do que o sofrido pela Apple, afinal, ela possui diversas fornecedoras para os seus produtos. Se a produção de iPhone caiu 30% com os lockdowns, o baque seria muito maior para o Google.

Pixel 7 é a atual geração dos smartphones do Google. Pixel 8 será anunciado ainda neste ano (Imagem: Divulgação/Google)
Pixel 7 é a atual geração dos smartphones do Google. Pixel 8 será anunciado ainda neste ano (Imagem: Divulgação/Google)

Aqui entra outro ponto importante para a empresa do buscador: a diversificação da sua cadeia de produção. Ter fábricas em diferentes países é fundamental não apenas para evitar fechamentos, mas também para ampliar a presença em diferentes mercados.

Por falar em mercado, a fabricação dos smartphones Pixel na Índia deixaria o modelo mais acessível no país. Semanas atrás, a Apple abriu a sua primeira Apple Store na nação indiana. Com a fábrica do Pixel na Índia, o Google poderia aplicar preços mais competitivos para o smartphone.

E fica a dica para o Pichai: a Foxconn também possui fábricas no Brasil. É uma chance para vender o Pixel por aqui.

Com informações: WCCF Tech e Gizmochina

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados