TikTok ganha lives em dupla para bater de frente com Instagram
Para apertar concorrência com Instagram e Facebook, criadores de conteúdo no TikTok agora podem realizar transmissões ao vivo em duplas, criar eventos e mais
Para apertar concorrência com Instagram e Facebook, criadores de conteúdo no TikTok agora podem realizar transmissões ao vivo em duplas, criar eventos e mais
O TikTok anunciou nesta terça-feira (27) que está expandindo sua plataforma dedicada a transmissões ao vivo, com a implementação de uma série de funções para criadores de conteúdo e espectadores. A rede social chinesa pretende acirrar a competição com outros aplicativos como o Instagram, Facebook e Twitch, trazendo lives em dupla, perguntas e respostas, e agendamento de eventos, por exemplo.
Atualmente, as lives no TikTok permitem que criadores realizem transmissões ao vivo para seus seguidores, com a possibilidade de interação através de chat e um sistema de presentes virtuais. Porém, a plataforma não é uma das principais escolhas para influenciadores organizarem lives, se destacando mais pelo seu sistema de vídeos curtos gravados.
Por isso, o TikTok investiu pesado em novos recursos para a organização, dinâmica e moderação das transmissões ao vivo. Para os espectadores, o TikTok também está adicionando novas ferramentas de descoberta e visualização, entre outras mudanças.
Conforme revelou a plataforma em comunicado, as principais novidades foram chamadas de “Go LIVE Together”, “LIVE Events” e “LIVE Q&A”. Todas essas funcionalidades já estão disponíveis amplamente, enquanto outras ainda estão por vir, sendo testadas em mercados selecionados antes de serem expandidas globalmente.
@tiktok Check out LIVE Events’ new features with @tpain and discover how to be there when it happens.
Um dos maiores destaques é o “Go LIVE Together”, que permite realizar transmissões ao vivo com a junção de dois perfis como hosts, unindo também sua base de espectadores. Assim, o novo recurso do TikTok, que já está disponível no mundo todo, pretende bater de frente com o Instagram.
Contudo, a concorrência ainda está a frente. Em março, o Instagram lançou as LIVE Rooms, que permitem realizar transmissões ao vivo com até quatro pessoas, um organizador e três convidados. Por isso o TikTok também já está testando a expansão do recém-chegado “Go LIVE Together” para permitir diversos hosts.
Nos “LIVE Events”, criadores de conteúdo podem agendar e promover eventos ao vivo com antecedência, com o objetivo de fornecer uma ferramenta extra de engajamento. Seguidores podem descobrir, se registrar e receber notificações e lembretes conforme a live se aproxima. O recurso é acessível através do canto superior direito da página de perfil, onde se pode criar o evento, nomeá-lo, cadastrar sua data e hora, e escrever uma breve descrição.
Após o evento ser agendado, os usuários podem compartilhá-lo por meio de mensagens no aplicativo, vídeos gravados com um recurso de contagem regressiva e através de links externos. Ao planejar o evento, o TikTok mostrará quantas pessoas já se inscreveram para participar, ferramenta importante para o planejamento de influenciadores.
Já o “LIVE Q&A” é um novo sistema de perguntas e respostas ao vivo no TikTok, que permite que o público faça perguntas durante as transmissões do criador. Os hosts podem visualizar visualizá-las em um painel separado e têm a opção de mostrar as perguntas a todos os espectadores respondê-las através de ferramentas existentes.
Por fim, quando a quantidade de viewers cresce demais, é comum que os criadores de conteúdo tenham dificuldade para controlar o comportamento do chat da live, por exemplo. Por isso, outra nova ferramenta no TikTok é a possibilidade de se designar moderadores para gerenciar o público das transmissões ao vivo.
Esses moderadores escolhidos pelo dono da live terão a capacidade de silenciar e bloquear usuários do chat conforme necessário. Por outro lado, a ferramenta de filtragem de palavras-chave, que bloqueia mensagens conforme regrado pelos criadores, também foi expandida para suportar até 200 termos.
Com informações: Techcrunch
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}