Twitter divulga os tweets mais curtidos e emojis mais usados em 2020
Pandemia do novo coronavírus, eleições presidenciais nos EUA e mortes de personalidades marcaram o ano de 2020 no Twitter
Pandemia do novo coronavírus, eleições presidenciais nos EUA e mortes de personalidades marcaram o ano de 2020 no Twitter
O Twitter apresentou nesta terça-feira (8) sua tradicional retrospectiva com os tweets mais curtidos e emojis mais usados no ano. Em 2020, a plataforma foi usada para compartilhar mensagens relacionadas a assuntos como a pandemia do novo coronavírus e a eleição presidencial dos EUA.
O ano de 2020 no Twitter também foi marcado pelas mortes do ator Chadwick Boseman; do ex-jogador de basquete Kobe Bryant; e de George Floyd, assassinado por um policial em Minneapolis, nos Estados Unidos. Todos esses acontecimentos estão ligados a alguns dos tweets com maior engajamento e das hashtags mais usadas na rede social.
Segundo a plataforma, a hashtag mais popular este ano foi #COVID19, usada mais de 400 milhões de vezes. Ela foi seguida por #BlackLivesMatter e #StayHome.
Ainda de acordo com a rede social, 2020 registrou mais de 7 mil tweets por minuto sobre programas de TV e filmes. A lista com os programas mais comentados na plataforma de janeiro a novembro conta com duas produções brasileiras no topo: Big Brother Brasil e A Fazenda.
O ranking também conta com séries como Grey’s Anatomy, La Casa de Papel e Game of Thrones, além de produções japonesas como Haikyu!!, Demon Slayer e Music Station.
Em 2020, o Twitter registrou mais de 2 bilhões de tweets sobre esportes. A lista de equipes mais comentadas de janeiro a novembro tem, na primeira posição, os Los Angeles Lakers. O ano do time foi marcado, em janeiro, pela morte do ídolo Kobe Bryant e, em outubro, pelo título da NBA.
Entre os dez clubes mais comentados, o único sul-americano é o Flamengo. Os eventos esportivos mais comentados foram o Super Bowl e a final da Liga dos Campeões.
Com a eleição presidencial nos EUA realizada em novembro, as personalidades mais comentadas no Twitter em todo o mundo foram o atual presidente, Donald Trump, e o presidente eleito, Joe Biden. A vice-presidente eleita, Kamala Harris, também apareceu entre as dez pessoas mais comentadas do ano.
As mortes de George Floyd e Kobe Bryant fizeram eles ocuparem a terceira e a quarta posição na lista da plataforma.
O Twitter também identificou uma alta de 20% nos tweets que expressam algum tipo de agradecimento. Segundo a plataforma, os tweets de gratidão aos médicos se tornaram 135% mais comuns e aos professores 30% mais comuns. A rede social registrou ainda mais de 17 milhões de tweets com termos como “trabalhadores essenciais” ou “trabalhadores da linha de frente”.
Considerando todos os dados, estes foram os emojis mais usados em 2020:
A plataforma também divulgou uma lista com emojis de comida que ficaram em alta este ano: