Twitter diz que tweet de Trump sobre botão nuclear não viola regra de comportamento abusivo
Meu botão nuclear é maior que o seu
Meu botão nuclear é maior que o seu
Na noite desta terça-feira (2), o presidente Donald Trump voltou ao noticiário depois de publicar o seguinte tweet:
North Korean Leader Kim Jong Un just stated that the “Nuclear Button is on his desk at all times.” Will someone from his depleted and food starved regime please inform him that I too have a Nuclear Button, but it is a much bigger & more powerful one than his, and my Button works!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 3, 2018
Em tradução: “O líder norte-coreano Kim Jong-un disse que o ‘botão nuclear está na mesa dele o tempo todo’. Alguém do seu regime abatido e faminto pode avisá-lo que eu também tenho um botão nuclear, mas é muito maior e mais poderoso que o dele, e o meu botão funciona!”
Os usuários da rede social se perguntaram se o tweet, que já ultrapassou os 134 mil retweets e 318 mil curtidas, violaria as regras do Twitter, especialmente a que trata de comportamento abusivo: “não é permitido fazer ameaças específicas de violência nem desejar a um indivíduo ou grupo de pessoas danos físicos graves, morte ou doenças. Isso inclui, mas não está limitado a, ameaçar ou promover terrorismo”.
O tweet de Trump foi reportado pelos usuários, que rapidamente receberam uma resposta automática: segundo a empresa, a mensagem do presidente não viola as regras contra comportamento abusivo na rede social.
Em protesto, os usuários projetaram na madrugada desta quarta-feira (3) uma mensagem na sede do Twitter em San Francisco, no estado da Califórnia, acusando o CEO Jack Dorsey de ser “cúmplice”. O executivo “quebra as regras de sua própria empresa, Twitter, para dar voz a um louco e colocar o mundo em perigo. Jack Dorsey deve renunciar ou banir Donald Trump”, diz a mensagem dos manifestantes.
Ao Mashable, o Twitter confirma que não houve violação dos termos de serviço.
¯\_(ツ)_/¯