Uber permite comprar passagens de ônibus e trem via app nos EUA

Uber tem opção de adquirir passes de transporte público no celular sem custo adicional; eles podem ser usados mesmo offline

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses

Em janeiro, o Uber ganhou a opção “transporte público” para informar rotas de ônibus e trem em Denver (EUA). Agora, o aplicativo está dando o próximo passo, permitindo adquirir passagens através do celular sem custo adicional; após a compra, elas ficam disponíveis mesmo sem conexão à internet.

Uber exibe rotas de transporte público e vende passagens

Funciona assim: o usuário insere o destino no aplicativo do Uber e, entre as opções, vê a opção “Transporte público”. São listados os preços e os tempos estimados de chegada para cada serviço. No exemplo fornecido pela empresa, ir de trem do aeroporto até a estação central custa metade que um Uber Pool (e demora menos).

O usuário toca em “Ver rotas” para conferir o trajeto de transporte público. Há um botão “comprar passagens” que oferece passes diários, mensais ou de 3 horas. Após realizar o pagamento, a passagem aparece dentro do próprio aplicativo; basta validá-la na estação de trem ou no ônibus e seguir viagem.

O Uber não cobra nenhuma taxa adicional sobre os passes: eles têm o mesmo preço que os bilhetes vendidos nas estações ou através do app da RTD (Regional Transportation District), que opera serviços de ônibus e trem urbano em Denver.

Esta novidade vem de uma parceria com a Masabi, empresa britânica que processa a emissão de passagens para 30 agências de transporte em cidades como Los Angeles, Nova York, Boston, Londres e Sydney.

Além disso, o Uber também está exibindo rotas de transporte público em Londres. Ao lado do Uber Pool e UberX, o usuário verá trajetos em tempo real com ônibus, trem, metrô Underground e DLR (Docklands Light Railway). No entanto, ainda não é possível comprar passagens pelo app na capital britânica.

A ideia do Uber é se expandir para além dos carros. A empresa já atua com compartilhamento de bicicletas elétricas e patinetes, micro-ônibus para 20 passageiros, caminhões de entrega e até táxis voadores.

Com informações: Masabi, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados