Usuários do Windows 10 21H1 terão atualização obrigatória ainda este ano

Update chega em dezembro e sua instalação será a única forma de manter as melhorias de segurança e qualidade; Microsoft vem destacando isso há alguns meses

Ricardo Syozi
Por
Microsoft Windows (Imagem: Unsplash / Tadas Sar)

A Microsoft não deixa ninguém esquecer que o suporte para o Windows 10 21H1 vai ser encerrado no dia 13 de dezembro de 2022. Nos dois últimos meses, a empresa liberou comunicados ressaltando o fato, com o mais recente surgindo na terça-feira (8). Assim sendo, uma última atualização ocorrerá no fatídico dia. Ela será obrigatória e vai iniciar automaticamente nas máquinas suportadas.

É importante lembrar que depois do último update do dia 13 de dezembro, o sistema operacional Windows 10 21H1 vai perder o suporte. A partir daí, a Microsoft vai atualizar os computadores para uma versão mais recente, dependendo da compatibilidade do PC. Ou seja, ela poderá ser a 22H2, 22H1 ou, até mesmo, a 21H2.

Por isso, a companhia de Redmond destaca a necessidade da instalação dessa versão final:

Isso manterá sua máquina suportada, recebendo melhorias mensais que são fundamentais para a segurança e a saúde do ecossistema. Para estes aparelhos, você poderá escolher uma hora conveniente para o reinício e conclusão da ação.

Além disso, no comunicado da empresa, as melhorias serão instaladas obrigatoriamente no computador do usuário.

Para ajudá-lo a manter seu sistema protegido e produtivo, o Windows Update iniciará automaticamente uma atualização de recursos para dispositivos de consumo e comerciais do Windows 10 que estão próximos de chegar no fim do serviço.

Esse tipo de update forçado já faz parte do dia a dia de donos de Windows 10 desde março de 2021. Ele usa machine learning e tenta garantir a saúde de PCs mais defasados.

Windows 10 (Imagem: Unsplash / Clint Patterson)
Instalação no Windows 10 (Imagem: Unsplash / Clint Patterson)

Quais edições do Windows 10 21H1 estão chegando ao fim do serviço?

  • Windows 10 Enterprise 21H1;
  • Windows 10 Enterprise multi-session 21H1;
  • Windows 10 Education 21H1;
  • Windows 10 IoT Enterprise 21H1;
  • Windows 10 Home 21H1;
  • Windows 10 Pro 21H1;
  • Windows 10 Pro Education 21H1;
  • Windows 10 Pro for Workstations 21H1.

Windows 10 22H2 está disponível desde outubro

Para qualquer usuário que tem a versão 20H2 ou posterior do sistema operacional da Microsoft instalada em seu computador, o update 22H2 foi disponibilizado no dia 18 de outubro.

É verdade que não há melhorias significativas, contudo, a empresa afirma que ela se faz necessária para “melhorar a qualidade, produtividade e a segurança”.

Ainda assim, a nova versão trouxe a opção de receber notificações importantes mesmo quando o modo Foco estiver ativado. O Windows Autopilot também ganhou um conjunto de tecnologias para instalar e pré-configurar novos mecanismos para uso produtivo.

Seja como for, a companhia de Redmond gosta de ressaltar a importância de manter os dispositivos atualizados e dentro de seu ecossistema. Desse modo, ela consegue garantir os níveis de segurança esperados por sua base instalada.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados