Windows 10 fará remoção obrigatória do Adobe Flash em julho
A Adobe recomenda a desinstalação do Flash para evitar ameaças de segurança; Microsoft lança calendário para remoção
A Adobe recomenda a desinstalação do Flash para evitar ameaças de segurança; Microsoft lança calendário para remoção
Após ser encerrado pela Adobe em janeiro, o Flash será removido de uma vez por todas do Windows. A Microsoft revelou seu planejamento para lançar a atualização que irá retirar de forma obrigatória o plugin do sistema e impedir que ele seja instalado novamente – isso acontecerá a partir de julho de 2021.
Com o encerramento total do suporte para o Flash, o software passa a representar uma ameaça ao sistema, já que pode ter vulnerabilidades exploradas por agentes mal-intencionados, comprometendo a segurança de dados sensíveis do usuário.
Desde janeiro, a Adobe impediu a reprodução de conteúdo em Flash no Flash Player, mas manter o plugin instalado também pode ser perigoso, por isso a empresa também recomenda que você o desinstale.
Para não contar somente com a boa vontade do usuário, a Microsoft quer tornar essa remoção obrigatória com a atualização KB4577586 para o Windows 10. Ela já está disponível para instalação manual, mas deve chegar a todos de forma gradual via Windows Update.
O processo já teve início, conforme noticiou o Tecnoblog em fevereiro. Segundo a Microsoft, a atualização KB4577586 também estará incluída no pacote de atualizações opcionais do Windows 10 em junho e, finalmente, em julho, entrará em um pacote obrigatório para Windows 10 1507 e posterior, Windows Serve 2012 e Windows 8.1.
Usuários que instalarem a próxima grande atualização do Windows, o Windows 10 May 2021 Update (21H1), também irão contar com a ferramenta que remove o Flash automaticamente. Na última semana, a Microsoft revelou que o update foi finalizado e será distribuído em breve para usuários em larga escala.
Além de correções de segurança, o Windows 10 May 2021 Update trará os seguintes recursos funcionais:
Com informações: Bleeping Computer e Microsoft