Apple lança iOS 14.5.1 para corrigir falha de segurança no WebKit
A falha é tão grave que fez a Apple atualizar até mesmo alguns iPhones, iPods Touch e iPads não mais compatíveis com o iOS 14.5
A falha é tão grave que fez a Apple atualizar até mesmo alguns iPhones, iPods Touch e iPads não mais compatíveis com o iOS 14.5
Uma semana passou desde o lançamento do iOS 14.5 e a Apple já liberou a versão 14.5.1 de seu sistema operacional móvel – incluindo o iPadOS. O update feito de forma mais apressada promete corrigir problemas de segurança capazes de serem explorados por ataque focado no WebKit, que envolvem diversos usuários com iPhones, iPads e iPods Touch.
No documento com as alterações presentes nesta atualização, a Apple comenta apenas que este update soluciona a possibilidade de um “conteúdo malicioso na web causar a execução arbitrária de códigos. A Apple está ciente de um relatório de que esse problema pode ter sido explorado ativamente”.
Este conteúdo poderia causar problemas na memória dos aparelhos, corrompendo os dados armazenados. A solução encontrada não foi completamente detalhada pela Apple (por motivos óbvios), mas a empresa da maçã comenta que melhorou o gerenciamento do local.
O iOS 14.5.1 está disponível para download direto para o dispositivo, no iPhone 6S ou superior, a partir do iPar Air 2, em todos os iPads Pro já lançados, no iPad de quinta geração ou mais recente, iPad Mini 4 ou mais novo e também para o iPod Touch de sétima geração.
A Apple aproveitou a disponibilidade de seus servidores para também incluir atualizações para os Macs, entregando para os usuários o macOS 11.3.1. Diferente do problema apontado pela Apple para o iOS e iPadOS, os computadores da empresa ganham apenas correções e melhorias menores, recomendadas para todas as pessoas.
O Apple Watch também recebeu uma atualização, levando seu sistema operacional para o watchOS 7.4.1. A página com os detalhes sobre o update diz as mesmas palavras presentes no documento do macOS 11.3.1.
Como a falha pode ser explorada até mesmo em dispositivos mais antigos e que já não estão mais cobertos pelo iOS 14, uma atualização para estes aparelhos coloca o sistema operacional móvel na versão 12.5.3. Esta é a lista de aparelhos incluídos neste pacote para smartphones, tablets e iPods Touch já descontinuados:
Em todos estes modelos, a falha de segurança pode ser explorada para corromper a memória do dispositivo, além de outros bugs com buffer neste mesmo local.
Como a própria Apple correu para atualizar até mesmo os iPhones, iPods Touch e iPads já descontinuados e sem updates, é importante você garantir que seu aparelho esteja corretamente atualizado. Para isso basta abrir Ajustes, depois Geral e então tocar em Atualização de Software.
Com informações: Apple.