Apple agora diz que web apps seguirão funcionando na União Europeia

Big tech havia anunciado fim dos web apps para clientes da UE. Empresa volta atrás dias depois do bloco informar que colhia informações sobre o caso

Felipe Freitas
Por
Logotipo da Apple
Apple tira casaco, bota casaco e web apps voltam a funcionar para iPhones na União Europeia com iOS 17.4 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Apple mudou de ideia e voltou a liberar os web apps nos iPhones comercializados na Europa. A big tech atualizou a sua página de suporte para informar que esse recurso voltará a ser suportado no iOS 17.4. Coincidência ou não, a mudança de planos da Apple ocorre dias depois da União Europeia declarar que estava de olho no caso.

Na segunda-feira (26 de fevereiro), a União Europeia pediu esclarecimentos sobre o fim do suporte aos progressive web apps (PWA) nos países integrantes do Bloco. Ao anunciar o fim dos PWA no iOS 17.4, a Apple declarou que essa decisão foi tomada por causa da DMA — Lei dos Mercados Digitais.

Ícones de Chrome, Firefox e Safari na tela do iPhone
Com DMA, Chrome e Firefox podem usar suas próprias engines na UE, mas Apple removeu opção de usar PWA (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

A DMA, que visa melhorar a experiência dos usuários em plataformas e outros produtos digitais, obrigou a Apple a liberar o uso de diferentes engines para navegadores. Antes da lei entrar em vigor, todos os browsers usavam a engine do Safari. A Apple disse que não poderia garantir a segurança e privacidade dos usuários com outros kits de desenvolvimentos, optando por encerrar o suporte.

Segundo a big tech, seria possível criar uma arquitetura de integração, mas a baixa adesão ao PWA e outras demandas do DMA deixaria o projeto inviável — ela teria que gastar muito dinheiro e tempo para isso.

Web apps na UE têm pulo do gato

Porém, a Apple liberou os web apps para que eles sigam funcionando com o WebKit. Aparentemente, é possível restringir a engine dos PWA. Assim, esse recurso seguirá usando o sistema por trás do Safari. Agora é esperar e ver se a UE não contestará essa restrição do WebKit para os web apps.

Segundo a Apple, os usuários da União Europeia poderão instalar novamente os PWA dentro dos próximos dias.

Com informações: 9to5Mac e The Verge

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados