Início » Internet » Fim do Internet Explorer? Microsoft não vai aposentar navegador

Fim do Internet Explorer? Microsoft não vai aposentar navegador

Sites dão "adeus" e dizem que Internet Explorer não terá atualizações da Microsoft; navegador do Windows continuará com suporte

Felipe Ventura Por

Esta semana, diversos veículos da imprensa brasileira decretaram a morte do Internet Explorer, dizendo que sua “aposentadoria” foi anunciada pela Microsoft, e que é “hora de dar adeus” porque o navegador “chega ao fim”. Isso não é verdade: o browser continuará funcionando e seguirá recebendo atualizações de segurança junto ao Windows durante os próximos anos.

Internet Explorer

Foto por StudioEgo/Flickr

O que realmente aconteceu: a Microsoft anunciou que os serviços online de sua suíte de produtividade Microsoft 365 (antes Office 365) não terão mais suporte ao Internet Explorer; isso inclui o Teams, SharePoint e Outlook. Eles podem funcionar no IE após agosto de 2021, mas com qualidade reduzida, ou podem nem carregar.

No comunicado, a Microsoft teve o cuidado de esclarecer que “o IE 11 não vai desaparecer e os aplicativos e investimentos legados do IE 11 de nossos clientes continuarão a funcionar”.

Além disso, vale lembrar que o novo Edge com base no Chromium tem um modo Internet Explorer voltado para empresas, cujas aplicações web mais antigas dependem do velho navegador.

Isso não impediu títulos como “Internet Explorer, que dominou web por duas décadas, chega ao fim”, “Microsoft anuncia a aposentadoria do Internet Explorer”, “Microsoft anuncia fim do Internet Explorer para agosto de 2021”, entre muitos outros.

Internet Explorer 11 chega ao fim

RIP?

Internet Explorer terá atualizações no Windows

Por que o anúncio da Microsoft foi noticiado dessa forma? Em parte, porque isso chama mais a atenção dos leitores. Afinal, os textos em si geralmente notam que só os serviços online do Microsoft 365 deixarão de funcionar no IE.

Na minha opinião, a Microsoft também tem um pouco de culpa nisso tudo. Para explicar que o IE11 continuará a receber suporte, ela diz que “o Internet Explorer 11 é um componente do sistema operacional Windows e segue a Política de Ciclo de Vida do produto no qual está instalado”.

Para muita gente, é difícil decifrar o que isso significa. O termo crucial é “componente”: isso significa que o Internet Explorer segue o mesmo cronograma de suporte que o próprio Windows. “O suporte para um componente será encerrado na mesma data em que o suporte para o Windows for encerrado”, explica a empresa.

Na prática, isso significa que o suporte do Internet Explorer 11 só vai acabar quando estas versões do Windows deixarem de receber atualizações: Windows 10, Windows 8.1 Update, Windows Server 2012, Windows Server 2012 R2, Windows Server 2016 e posteriores.

A estratégia da Microsoft é manter o Windows 10 como a “última versão” do sistema operacional, atualizando-o a cada semestre. Enquanto isso acontecer, o IE 11 seguirá tendo suporte. Inclusive, ele foi atualizado na semana passada para corrigir falhas de segurança — não precisa dizer adeus para ele por enquanto.

Lista de versões do IE com suporte em cada versão do Windows:

Suporte do Internet Explorer 11

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
16 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Almeida (@Joao_Almeida)

Algum banco ainda deve usar kkk

Giovani (@Giovani)

Vi essa notícia até no oantagonista, que tem 0% haver com o assunto. Torcida para acabar de vez é forte.

Daniel R. Pinheiro (@DiFF7Skyns)

Microsoft bem que poderia infectar o IE com sua política de matar serviços/produtos…

Só pode ser um carinho especial mesmo com esse navegador, porque outros, que até tinham uma adesão maior (e, teoricamente, mais futuro, como WP e Kinect), foram descontinuados.

² (@centauro)

Bom, IE 11 eterno então se a MS realmente não lançar mais nenhuma nova versão do Windows.

Eric Viana (@Eric_Viana)

Duas coisas difíceis de matar nesse mundo: baratas e o internet explorer.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Enquanto funcionar, vai ter gente usando…

Trabalhei em uma firma em 2020 que ainda usava (e usa) o Windows XP e nem pensam em mudar, afinal, ainda funciona…

@ksio89

Nessas horas eu queria que o Internet Explorer fosse do Google, já estaria no cemitério de serviços da empresa há tempos.

Se for uma máquina que não está conectada à internet, acho que não tem muito problema. Agora se tiver online, é um problema sério. Ainda vejo PCs com Windows XP em pontos de venda, mas não sei se esses computadores estão conectados à internet.

LekyChan (@LekyChan)

o Bradesco ainda depende dele.

Eduardo Luiz Caixeta (@eduluiz)

Passando pra deixar meu joinha pela excelente trabalho jornalístico, ainda mais nesses tempos em que a desinformação, fake news e click baits estão tão disseminados. Parabéns pela ótima matéria!

Diego M. Viegas (@Diego_Viegas)

Essa foi a primeira coisa na qual pensei; os sistemas corporativos que ainda dependem dessa tranqueira para funcionar. Na empresa em que trabalho, todas as máquinas já rodam Windows 10 com as atualizações mais recentes possíveis (no momento estão sendo atualizadas para a build 1909), mas usamos várias aplicações que infelizmente ainda dependem do IE.

Até onde eu sei, os principais navegadores do mercado, como Chrome e Firefox, já não possuem mais suporte ao Windows XP. Dia desses eu estava de bobeira sem ter o que fazer e resolvi instalar o bom e velho XPzão em uma máquina virtual só para matar a saudade. Descobri que hoje em dia, o Internet Explorer 8 é incapaz de carregar uma grande quantidade de sites. Até que é possível navergar na internet com o XP hoje em dia, mas é uma tarefa bem difícil, perigosa e a solução é instalar versões legadas do Chrome ou Firefox, torcendo para que determinada página carregue com o mínimo possível de erros.
VMW03-2020-08-21-18-09-441366×768 64.6 KB

Vítor Gomes (@vctgomes)

Sim, eram conectados. No caso é por conta dos servidores, que não são no mesmo local, então necessitam da conexão para os PCs conectarem…

Nem duvido q os servidores usem o Windows XP tbm

Exatamente. Nos PCs tinham a última versão compatível do Chrome… Sempre que ligava, apare ia a mensagem que o Chrome não dava mais suporte.

Aparentemente a maioria dos sites ainda funcionavam normalmente, mas já vi um ou outro que dava falha no certificado HTTPS

@RODRIGO

Fechou com chave de ouro! Muito obrigado!! KKKKKKKK!!!

CAV (@cav)

Até o The Verge noticiou equivocadamente.
Aqui no Brasil, até portais de noticias de grande relevância noticiaram errado.
Só me lembro do Tecnoblog e do Gizmodo noticiando sobre o assunto de forma honesta.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Uma coisa que eu achei interessante de comentar:

Hoje mesmo formatei o meu Windows 10 e, ao iniciar novamente, tive de sair fazendo login em tudo.

Todos apps que fazia login ainda usava a engine do Internet Explorer. Alguns, inclusive, chegava a aparecer o pop-up “Deseja que o Internet Explorer lembre sua senha?”

Eu realmente queria muito saber como esses programas irão funcionar em caso de um futuro fim do Explorer ou, até com a falta de suporte oficial da Microsoft.