WhatsApp permite bloquear contatos de adicionarem você a grupos

O novo recurso do WhatsApp começou a ser liberado em abril e, agora, está sendo levado para mais usuários

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O WhatsApp trabalha ao menos desde fevereiro em um recurso que limita as pessoas que podem incluir você em um grupo. A opção começou a ser liberada em abril, principalmente na Índia, e, agora, está chegando para mais usuários.

Segundo o WABetaInfo, ela está sendo liberada para usuários do WhatsApp com a versão 2.19.110.20 no Android e 2.19.298 no iOS. Para saber se ela já está disponível para você, acesse Configurações > Conta > Privacidade e procure pelo item Grupos.

Ao selecioná-lo, o aplicativo oferece três opções de quem poderá te adicionar em grupos:

  • Todos: qualquer pessoa poderá te adicionar a um grupo, como acontece atualmente;
  • Meus contatos: as pessoas que estão na sua lista de contatos poderão te adicionar automaticamente e desconhecidos precisarão enviar um convite;
  • Meus contatos, exceto: as pessoas que você selecionar na lista de contatos precisarão enviar convites, assim como desconhecidos.

Quando o recurso foi liberado na Índia, o WhatsApp oferecia a opção “Ninguém”. Com ela, era possível exigir que qualquer pessoa enviasse um convite em uma conversa privada antes de te adicionar em um grupo no aplicativo.

A opção foi removida, mas ainda é possível fazer algo parecido ao escolher “Meus contatos, exceto” e, em seguida, selecionar todos os contatos. Isso forçará o envio dos convites, que exibem o nome do grupo e seus participantes, e são válidos por 72 horas.

Com o recurso, o WhatsApp oferece um meio de acabar com a inclusão em grupos sem o consentimento dos usuários. Assim como o limite no encaminhamento de mensagens, esta é mais uma tentativa do aplicativo de conter spam e notícias falsas.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados