WhatsApp prepara tela de bloqueio com senha nas versões web e desktop

Opcional, futura proteção por senha do WhatsApp Web ou Desktop poderá ser útil em computadores compartilhados

Emerson Alecrim
Por
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Usar a versão web ou desktop do WhatsApp é uma mão na roda. Nesses meios, é mais fácil interagir com os seus contatos. O problema é que, se você se afastar do computador sem bloqueá-lo, qualquer pessoa poderá acessar as suas conversas. Mas isso deve mudar em breve. O WhatsApp prepara uma proteção com senha para essas modalidades de acesso.

Faz sentido. Para acessar usar o WhatsApp no navegador, é preciso abrir o aplicativo no celular e, com ele, ler um QR code na página do WhatsApp Web. Mas, para que você não tenha que fazer esse procedimento em todos os acessos, o serviço mantém a sua sessão ativa, mesmo com o navegador fechado.

É aí que mora o perigo. Se alguém reabrir o WhatsApp Web em seu computador, todas as suas conversas aparecerão para essa pessoa. Isso não é problema se só você acessa a máquina. Mas a situação muda em um computador do escritório, por exemplo.

Tela de bloqueio com senha

De acordo com o WABetaInfo, veículo especializado em descobrir recursos futuros do WhatsApp, o serviço prepara uma tela de bloqueio contra acesso não autorizado às versões web e desktop.

Com esse recurso, o usuário terá simplesmente que digitar uma senha toda vez que abrir o WhatsApp Web ou Desktop. É um trabalho adicional. Por outro lado, isso é melhor do que ler um QR code em todo novo acesso.

A senha definida pelo usuário é salva localmente. Isso significa que a combinação não funcionará se a sessão for encerrada ou em acessos a partir de outro computador.

Só não ficou claro se a tela de bloqueio poderá ser ativada a qualquer momento pelo usuário ou se entrará em ação após determinado período de tempo.

Se nada disso te agradar, tudo bem. Quando disponível, a senha para o WhatsApp Web ou Desktop será opcional.

WhatsApp Web/Desktop com senha (imagem: reprodução/WABetaInfo)
WhatsApp Web/Desktop com senha (imagem: reprodução/WABetaInfo)

WhatsApp com senha no celular

O novo recurso está em desenvolvimento, razão pela qual ainda não há data para a sua liberação. Mas saiba que já é possível proteger o WhatsApp Web por meio da extensão WA Web Plus.

Saiba também que você pode ativar uma proteção parecida em seu celular. No iPhone, o WhatsApp pode ser configurado para exigir o Touch ID ou o Face ID. No Android, é possível ativar a biometria para o mesmo fim (via impressão digital ou reconhecimento facial).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados