Wi-Fi 7 será finalizado em mais alguns meses

Novo padrão de redes sem fio promete ser até 4,8 vezes mais rápido que o Wi-Fi 6 e ter foco em IoT e acessórios como headsets VR

Lupa Charleaux
Por
Símbolo de internet Wi-Fi sem fio
Novo padrão de conexão sem fio deve estar disponível no primeiro trimestre de 2024 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O padrão de redes sem fio Wi-Fi 7 promete trazer avanços nas velocidades de conexões de computadores e outros eletrônicos. Conforme as informações da Wi-Fi Alliance, a especificação estará disponível para usuários e empresas em breve.

“Wi-Fi Certified 7, baseado na tecnologia IEEE 802.11be, estará disponível antes do final do primeiro trimestre de 2024”, afirma a empresa de tecnologia responsável pela padronização. Com isso, as fabricantes poderão adotar o novo padrão em seus produtos.

Apple Vision Pro
Wi-Fi 7 deve favorecer headsets VR e outros dispositivos que necessitam de baixa latência (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

O Wi-Fi 7 representa uma grande evolução para os padrões de redes sem fio. De acordo com os dados, as conexões poderão atingir velocidades de até 40 Gb/s. Para um comparativo, o atual Wi-Fi 6E pode atuar com velocidade máxima de 9,6 Gb/s.

O formato consegue trabalhar com essa rapidez usando três bandas de frequência: 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Além disso, o padrão usa uma largura de canal de 320 MHz e 4096-QAM e tecnologias MU-MIMO e OFDMA para aumentar a velocidade das conexões.

Tudo isso faz o formato ser até 4,8 vezes mais veloz do que os atuais Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E. Isso será essencial para dispositivos de alta capacidade e baixa latência. Por exemplo, os óculos de realidade aumentada/virtual (AR/VR), computação na nuvem e Internet das Coisas (IoT) de nível industrial.

“Os dispositivos Wi-Fi 7 oferecerão desempenho otimizado, mesmo em ambientes densos na banda de 2,4 GHz e 5 GHz. Os países com acesso a 6 GHz experimentarão todo o alcance do desempenho incomparável”, destaca a Wi-Fi Alliance.

Ícones das conexões Wi-Fi exibidos em produtos compatíveis
Ícones das conexões Wi-Fi exibidos em produtos compatíveis (Imagem: Reprodução/Wi-Fi Alliance)

Novos produtos Wi-Fi 7 chegando ao mercado

“Os dispositivos Wi-Fi 7 estão entrando no mercado hoje (11), e o Wi-Fi Certified 7 facilitará a interoperabilidade mundial e trará desempenho avançado para a próxima era de aparelhos conectados”, revela a Wi-Fi Alliance.

Atualmente, já há acessórios e dispositivos com o logo Wi-Fi 7 no mercado. Conforme a empresa, esses produtos são “rascunhos” do padrão de conexão sem fio e receberão a atualização de firmware após o lançamento oficial.

Reforçando: o novo formato deve favorecer aparelhos que exigem baixa latência. Ou seja, equipamentos domésticos, como headsets AR/VR, que necessitam de conexões sem fio diretas. Algo que é raro de se obter em ambientes modernos.

Com informações: Tom’s Hardware

Relacionados