Windows 11 já é o segundo sistema mais popular no Steam entre jogadores

Em cerca de dois meses, o novo sistema operacional da Microsoft superou o Windows 7 em popularidade entre os usuários do Steam

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Tomb Raider rodando no Windows 11 (Imagem: Divulgação/Square Enix)

Após cerca de dois meses de seu lançamento, o Windows 11 já é o segundo sistema operacional mais popular entre os jogadores do Steam. Segundo dados oficiais da loja da Valve, a nova edição da plataforma da Microsoft é mais utilizada que todas as versões dos Windows 7 e 8 juntas e continua em crescimento.

O relatório da Pesquisa de Hardware e Software do Steam de novembro mostra que o Windows 11 é o sistema preferido de 8,28% dos usuários do Steam. Em comparação, o Windows 7 64-bit aparece com 3,34%, e o Windows 8.1 64-bit fica em quarto lugar com 0,74% da preferência.

Ainda falta muito para a nova versão do sistema da Microsoft ultrapassar o líder Windows 10 — favorito de 83,38% dos usuários da loja. Porém, o Windows 11 está crescendo em popularidade (+6,46%), enquanto a edição anterior segue caindo no mesmo ritmo (-6,05%). É provável que, daqui a alguns meses, esses números mudem bastante.

Um fato interessante é que, na pesquisa anterior — de outubro — o Windows 11 estreou de forma humilde, com 1,82% de popularidade entre os jogadores. Pelo o que parece, as últimas atualizações de performance lançadas pela Microsoft têm convencido os gamers a passarem para a nova geração do sistema.

Conforme novos ajustes focados em jogos forem sendo realizados no Windows 11, mais usuários devem adotar o novo sistema operacional e começar a deixar o Windows 10 de lado. Vale lembrar que os gamers já podem se beneficiar de recursos exclusivos na versão mais recente da plataforma, como AutoHDR e DirectStorage.

Mais detalhes da pesquisa do Steam

Outros dados da Pesquisa de Hardware e Software do Steam ainda comprovam que a maior parte dos usuários usa placas de vídeo da Nvidia (75,34%) — com destaque para a GeForce GTX 1060 —, processadores Intel (68,34%), monitores com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e computadores com 16 GB de RAM.

Além do Windows, é interessante citar que o uso de macOS e Linux está crescendo ao longo dos meses no Steam. Os dois sistemas ainda têm representatividade mínima, com 2,7% e 1,16% de popularidade entre os usuários, respectivamente. Contudo, ainda existe uma base de jogadores que prefere essas plataformas.

Com informações: Steam, PCGamesN.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados