Windows 11 prepara novo visual para ligações no PC e controles de volume

Controles suspensos de volume e brilho vão ficar com a cara do Windows 11, incluindo modo escuro, e tela de ligação do Seu Telefone receberá nova interface

Giovanni Santa Rosa
Por
Notebook com Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

O Windows 11 chegou mesmo sem estar totalmente pronto. Aos poucos, a Microsoft vai ajustando o que falta no sistema operacional. Duas mudanças estéticas começaram a aparecer: novos indicadores de volume, brilho, câmera e modo avião, além de uma nova interface para ligações no PC.

As mudanças apareceram na versão Windows 11 Insider Preview Build 22533, distribuída nesta quarta-feira (12) no canal para desenvolvedores. Até chegar nos usuários finais, os recursos podem mudar.

Controles terão modo claro e escuro

Comecemos pelos indicadores. A mudança é no chamado flyout, aquela barrinha que aparece quando você aumenta ou diminui o volume por meio do teclado, por exemplo. O Windows 11 ainda usa o design da versão anterior, uma barrinha vertical com fundo preto.

Controle de volume ainda tem a cara do Windows 10
Controle de volume ainda tem a cara do Windows 10 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Com as mudanças, o controle vai aparecer logo acima da barra de tarefas e usar a mesma cor dela. A Microsoft diz ainda que eles vão seguir o modo claro ou escuro selecionado pelo usuário, para dar uma experiência mais coerente. Além disso, os controles de brilho e volume são deslizantes, o que significa que você pode clicar com o mouse e arrastá-los para aumentar ou diminuir.

Novo controle suspenso de volume do Windows 11
Novo controle suspenso de volume do Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Atualmente, o Windows conta com controles desse tipo em uma área na direita da barra de tarefas. Basta clicar nos ícones de volume, Wi-Fi ou bateria para abrir um menu suspenso com atalhos e sliders.

Interface de chamada ganha redesign

Outra mudança da Build 22533 é uma nova experiência de chamadas no aplicativo Seu Telefone. Esse aplicativo se conecta a smartphones Android para dar acesso a vários recursos do aparelho, incluindo a possibilidade de fazer ligações telefônicas.

A nova tela vem com atualizações em ícones, fontes e interface para deixar a ferramenta com a cara do sistema.

Nova tela de ligações do Seu Telefone
Nova tela de ligações do Seu Telefone (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Mais novidades para Windows 11 a caminho

As duas mudanças mais importantes da Build 22533 se somam a muitas outras esperadas para os próximos meses.

Para maio, está prevista a primeira grande atualização do Windows 11, que ainda é conhecida pelo codinome Sun Valley 2. Ela deve trazer um modo escuro que funcione no sistema todo, incluindo interfaces legadas, e devolver recursos que foram retirados da barra de tarefas. Um novo cliente do Outlook também pode dar as caras.

Com informações: Microsoft.

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados