Windows 11 quer convencer você a usar widgets com nova visão expandida

Nova build do sistema operacional também chega com melhorias no widget do Game Pass, busca aprimorada no Explorador de Arquivos e outras novidades

Yan Avelino
Por
Windows 11

A Microsoft lançou, nesta quarta-feira (14), a mais recente build do Windows 11, que leva a numeração 25201. A nova prévia do sistema chega com a visualização expandida dos widgets, a remoção da ferramenta de pesquisa na web da barra de tarefas, atalhos para o Game Pass e novidades no Explorador de Arquivos.

O principal foco dessa atualização é, sem dúvida, o novo modo de exibição dos widgets — o que eles chamam de Expanded View (em tradução livre, Visão Expandida).

Agora, ao clicar no botão dedicado, o painel de widgets sairá do lado esquerdo da tela e se tornará uma janela independente no centro da tela, mostrando mais conteúdo.

É possível alternar entre a visualização expandida e a normal clicando no botão posicionado no canto superior direito do painel — o que fica ao lado do botão “Adicionar widgets”.

Ainda assim, o Windows lembrará da preferência do usuário, portanto se você fechar o painel na visualização expandida, da próxima vez que quiser acessá-lo, ele abrirá dessa mesma forma.

O recurso, contudo, está em fase de testes. Dessa forma, está apenas disponível para os usuários que fazem parte do programa Windows Insider.

Agora dá para ver os Widgets em uma visão expandida no Windows 11
Agora dá para ver os widgets em uma visão expandida (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Melhorias no widget do Game Pass

O widget do Game Pass agora permite que o usuário entre na sua conta. Quando conectado, o bloco mostra uma lista com sugestões de jogos ou aqueles abertos recentemente que servem como atalho para iniciar a partir dali.

Por se tratar de uma versão de testes, alguns usuários relataram que a opção de fazer login não funciona como deveria. Segundo eles, o widget abre o aplicativo do Xbox para conectar a conta em vez de iniciar o jogo, mesmo quando o login já foi feito.

Com a atualização, é possível entrar no Game Pass diretamente do Widget
Com a atualização, será possível entrar no Game Pass diretamente do widget (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Novidades na pesquisa do Explorador de Arquivos

Há boas notícias para quem usa a pesquisa no Explorador de Arquivos. Agora, a ferramenta mostrará os resultados enquanto o usuário digita a consulta, eliminando a necessidade de pressionar “Enter” para conferi-los.

Outra novidade é que, a partir dessa build, o Explorador exibirá mais arquivos que estiverem na nuvem em seus resultados de busca. Ainda assim, o recurso não está disponível para todos os usuários.

A nova versão do sistema também dá adeus aos diferentes visuais da ferramenta de pesquisa na barra de tarefas. Isso pode ter sido fruto de feedbacks negativos dos usuários, já que Microsoft disse ter concluído os testes da ferramenta.

Com informações: Windows Insider Blog

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Yan Avelino

Yan Avelino

Ex-autor

Yan Avelino é natural de Recife (PE) e estuda Jornalismo na UNINASSAU. Foi repórter do Portal Tracklist em 2020 e do MacMagazine, onde cobriu a WWDC em 2021. Também passou pela TV Guararapes, emissora afiliada à RecordTV em Pernambuco, atuando como produtor de reportagem da versão local do Cidade Alerta. No Tecnoblog, foi autor em 2022.

Relacionados