Windows 11 expande suporte para trazer mais widgets ao seu PC
Microsoft permite que desenvolvedores criem widgets dos seus próprios aplicativos para Windows 11; a atualização ainda não foi liberada para todos os usuários
Microsoft permite que desenvolvedores criem widgets dos seus próprios aplicativos para Windows 11; a atualização ainda não foi liberada para todos os usuários
A lista de widgets do Windows 11 vai ficar mais completa. Nesta quarta-feira (25), a Microsoft liberou a versão 1.2 do Windows App SDK, que oferece aos desenvolvedores a possibilidade de criar suas próprias ferramentas para a barra lateral do sistema operacional. A atualização experimental já está disponível para participantes do Windows Insider.
Segundo a Microsoft, a novidade deu as caras na compilação 25284 que já está sendo distribuída no canal Dev.
A principal novidade gira em torno do Windows App SDK 1.2, que permite a criação de widgets para aplicativos de terceiros, assim como no macOS.
O Messenger, do Facebook, é um dos primeiros programas a aproveitar a novidade. Com a nova versão do aplicativo, os usuários podem incluir um widget para verificar prévias das mensagens mais recentes, como na tela inicial de celulares Android.
Até o acesso ao recurso é simples. Segundo a Microsoft, os usuários com a compilação 25284 só precisam atualizar o aplicativo pela Microsoft Store. Depois, basta entrar no quadro de widgets, clicar no ícone de “+” e selecionar a ferramenta do Messenger.
A atualização dá um reforço à barra de widgets que pertencia ao Windows Vista e 7, mas que depois foi removida no Windows 8. Agora, a Microsoft está trazendo o quadro de volta no Windows 11.
Mas esta não é a única mudança. Além de liberar o acesso para apps de terceiros, a Microsoft também introduziu um widget para o Vincular ao Celular, conforme apontado pelos usuários do Twitter PhantomOcean3 e alex290292.
Pelo tweet, a dupla revelou que a novidade deu as caras na versão 1.23011.73.0 do app Vincular ao Celular. Aparentemente, o novo widget vai oferecer informações e acesso à funções do celular pareado, como ligações, mensagens, notificações e afins.
O recurso, no entanto, está limitado aos usuários com a build 25284 instalada neste primeiro momento.
Não há previsão de lançamento das novidades para usuários da versão estável do Windows 11.
Com informações: Microsoft e Gizmochina