Descanse em paz: Windows Phone tem suporte encerrado pela Microsoft

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 mês

O Windows Phone, sistema operacional que a Microsoft lançou em 2010 para tentar competir com Android e iOS, está morrendo oficialmente nesta terça-feira (11). A Microsoft descontinuou o suporte ao Windows Phone 8.1, a última versão disponível, que chegou aos smartphones em 2014.

Isso significa que, a partir de hoje, nenhum Windows Phone receberá atualizações de segurança, correções de bugs ou suporte técnico, seja gratuito ou pago. O fim do suporte acontece mesmo com o fato de que a maioria dos smartphones com Windows ainda roda o sistema antigo: segundo a AdDuplex, 73,9% estão com Windows Phone 8.1 e apenas 20,3% com o novo Windows 10 Mobile.

O Windows Phone chegou a ter um número relevante em vendas em alguns mercados, como o Brasil, notavelmente no segmento de baixo custo. O Nokia Lumia 520, por exemplo, oferecia tela de qualidade e desempenho decente numa época em que praticamente não existiam opções realmente boas com Android. Com consumo de RAM mais controlado, o Windows Phone rodava mesmo em hardwares mais simples.

Mas o sistema nunca teve grande adesão dos desenvolvedores, nem mesmo da Microsoft. Além disso, Windows Phone 7 e 8 foram marcados pelas trapalhadas da equipe de comunicação da empresa, que frustrava os usuários ao descumprir promessas de atualizar os smartphones existentes. E, mesmo com a forte concorrência, a Microsoft demorava para liberar recursos básicos, como uma central de notificações, que não existia no 7.5, era esperada para o 8 e só chegou no 8.1.

No Brasil, não há mais vendas de smartphones com o sistema da Microsoft, sendo que 95,5% do mercado é dominado pelo Android e 4,5% pelo iOS. Enquanto isso, o Windows 10 Mobile continua na promessa, respondendo por apenas 0,1% das vendas de smartphones em todo o mundo; aparelhos da própria Microsoft não são lançados há mais de um ano.

Leia mais: 10 maiores fracassos tecnológicos dos últimos 10 anos

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados