Xiaomi atualiza MIUI em celulares e remove apps banidos da Índia
Aplicativos proibidos vinham instalados de fábrica em smartphones da fabricante chinesa
Aplicativos proibidos vinham instalados de fábrica em smartphones da fabricante chinesa
No final de junho, a Índia anunciou a proibição de 59 aplicativos chineses alegando preocupações com questões referentes a privacidade e segurança de dados de usuários. Além de banir apps populares, como o TikTok, muitos softwares da Xiaomi também foram proibidos – entre outros, fabricados por terceiros, que também vinham instalados de fábrica nos celulares da marca chinesa. Em resposta, a Xiaomi irá lançar uma atualização que remove esses apps da MIUI.
A atualização especial chega a partir deste mês junto com a MIUI 12, apenas a smartphones em território indiano. Entre os modelos que receberão a nova versão da interface, estão os Redmi Note 9 Pro e Pro Max, Redmi Note 9 e o Pocophone F1.
Além de aplicativos banidos em junho, o governo da Índia também proibiu, em agosto, o uso do navegador Mi Browser Pro – que já havia se envolvido em polêmicas por coletar dados em modo anônimo.
O software vem instalado por padrão em todos os celulares da fabricante – tornando o problema um pouco maior, já que todos esses aparelhos teriam que ser atualizados para cumprir as regras impostas no país.
Em seu canal oficial no Telegram, a Xiaomi compartilhou um comunicado sobre a proibição do Mi Browser Pro, e afirmou que lançaria uma atualização para “muitos dispositivos” permitindo a remoção do app.
A ação indica que a empresa está disposta a seguir as regras do governo indiano, o que é compreensível diante da importância comercial que o território tem para a fabricante chinesa.
Com informações: 91Mobiles e PiunikaWeb
Leia | Como colocar senha para bloquear apps no celular Xiaomi