Xiaomi anuncia o fim da MIUI e revela nova interface HyperOS

Xiaomi 14 será o primeiro celular da gigante chinesa com novo visual. Xiaomi combina recursos do Android com o sistema Vela.

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Xiaomi usará a HyperOS em seus celulares e encerrará a MIUI (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Xiaomi anunciou nesta terça-feira (17) que a MIUI, interface usada em seus celulares, será encerrada e substituída pela HyperOS. Essa nova interface também é baseada no Android, mas traz recursos do Vela, sistema operacional mobile desenvolvido pela própria Xiaomi. A HyperOS estreará nos celulares Xiaomi 14, que devem ser lançados ainda neste mês na China.

O anúncio da HyperOS e da sua chegada nos próximos smartphones da Xiaomi foram feitos pelo CEO da empresa, Lei Jun, nas suas redes sociais. Em uma pergunta sobre quando a HyperOS será lançada para as versões globais dos aparelhos, um executivo da empresa informou que a interface chegará em outros países a partir de 2024. A empresa não divulgou nenhuma imagem da nova interface — apenas o logotipo.

HyperOS tem como foco a Internet das Coisas

(Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Lei Jun, CEO da Xiaomi, anunciou HyperOS no X/Twitter e Weibo (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A nova interface da Xiaomi, como explica a própria fabricante, foi desenvolvida pensando na integração com a Internet das Coisas (IoT). Como a Xiaomi fabrica praticamente tudo que é eletrônico, de celular até panela de arroz, adotar um sistema operacional pensado em IoT é a estratégia correta a se seguir.

A Xiaomi não divulgou nenhum recurso da HyperOS para a integração com dispositivos inteligentes. Todas as novidades da interface e seus recursos para IoT devem ser apresentados na próxima semana, junto do lançamento do Xiaomi 14.

MIUI será substituída gradualmente

Com o lançamento da HyperOS, vem o fim da MIUI. Por 13 anos, esta última foi a interface usada pela Xiaomi em seus dispositivos mobiles. Os smartphones compatíveis com a HyperOS a receberão conforme a Xiaomi liberar a atualização de sistema operacional.

Xiaomi 14 pode chegar no dia 27 de outubro

O Xiaomi 14, primeiro smartphone com a interface HyperOS, pode ser apresentado na próxima semana, no dia 27 de outubro. O próximo celular topo de linha da fabricante será equipado com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3, com lançamento previsto para o dia 24 de outubro.

Com informações: Gizmochina e AndroidAuthority

Receba mais sobre Xiaomi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados