WhatsApp prepara novidade para botão de mensagens de áudio

Versão beta do aplicativo de mensagem traz menu para que usuário escolha se quer enviar mensagem de áudio ou de vídeo; recurso estreou em julho

Felipe Freitas
Por
WhatsApp
WhatsApp testa novo meio de alternar entre mensagens de voz e de vídeos (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp está testando um novo modo de alternar entre as funções de mensagem de vídeo e de áudio nas conversas. Na versão beta do aplicativo, o recurso pode ser trocado através de um menu que é aberto após clicar no ícone de microfone/câmera — dependendo de qual foi o último tipo de mensagem que você enviou. Com a novidade, os usuários devem se confundir menos ao enviar um áudio ou ouvido.

Em julho, o WhatsApp começou a liberar para os usuários a função de enviar mensagens de vídeo com duração de até um minuto. O recurso é ativado no mesmo botão do envio de áudios. Para alternar entre os dois modos, basta dar um leve toque no ícone de microfone ou câmera — e é aqui que o problema começa.

Quem já usou o recurso, seja no WhatsApp ou no Telegram, já deve ter passado pela situação do dedo escorregar, soltar ou apenas o touchscreen apresentou um problema e você acabou trocando entre os modos. O mais comum que acontece comigo no Telegram é ficar falando e só depois perceber que o áudio não foi gravado, apenas mudei para a mensagem de vídeo.

Novo menu de mensagens de áudio e vídeo no WhatsApp

Novo menu para escolher entre mensagens de áudio ou vídeo nas conversas (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Novo menu para escolher entre mensagens de áudio ou vídeo nas conversas (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Como podemos ver pela imagem, haverá um menu que dará ao usuário a opção de escolher gravar uma mensagem de voz ou de vídeo. O nosso leitor Gustavo, que possui acesso ao WhatsApp Beta, nos confirmou que este novo menu será ativado com um toque rápido no botão — do mesmo jeito que a troca entre os dois modos funciona.

A nova opção de alternância entre os modos de mensagens tem um lado bom e um lado ruim. O ponto positivo é que ele deverá diminuir os possíveis erros na hora de mandar um vídeo ou áudio. Por exemplo, você clicará no botão, o menu abrirá e você selecionará se quer mandar mensagem por voz ou por vídeo.

Pelo lado ruim, que deve ter ficado claro no exemplo anterior, ele demandará mais tempo para trocar entre os modos. Pode não parecer, mas hoje em dia, qualquer segundo já causa irritação no usuário.

Na mesma versão beta que trouxe o novo menu de troca, o leitor informou que a função de desativar mensagens por vídeo foi removida. Agora é esperar as versões oficiais para saber se a Meta realmente removerá essa opção no WhatsApp.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados