WhatsApp começa a liberar mensagens em vídeo para os usuários

Recurso, que sim, já existe no Telegram, permitirá que os usuários do app se comuniquem de um novo jeito; ferramenta será liberada gradualmente

Felipe Freitas
Por
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp divulgou nesta quinta-feira (27) o lançamento do recurso de mensagens em vídeo para as conversas. A ferramenta funciona do mesmo modo que as mensagens em áudio, inclusive é ativado no mesmo lugar, que trocará de função a partir de um simples clique no botão de “microfone”. O novo recurso deixará mais rápida a gravação e envios de vídeos.

Como não podemos “nunca deixar de mencionar”, o Telegram já possui uma ferramenta igual, que veio do Viber — lembra dele? A diferença é… Bem, não tem diferença e talvez você não use muito — pelo menos eu nunca usei propositalmente no Telegram, só durante cliques errados. Até mesmo o clique no botão para alternar entre áudio e vídeo é o mesmo.

Mensagens de vídeo chegam no WhatsApp

Como explicou a empresa em seu site oficial, as mensagens de vídeo tem duração máxima de 60 segundos. Um limite curtíssimo se comparáramos com a ferramenta de áudios, todavia, um limite necessário. Afinal, um vídeo muito longo consumiria muitos dados e prejudicaria a comunicação, já que levaria mais tempo para carregá-lo.

Assim como acontece na ferramenta de áudio do WhatsApp, o usuário pode “travar a gravação” arrastando o botão para cima, o que permite continuar o registro com as mãos livres. E claro, você pode gravar segurando o botão. Nenhum segredo no uso do recurso, é igual ao recurso de áudio.

E se você (assim como eu) não gosta de abrir vídeos que já começando tocando áudio, boa notícia: por padrão, o vídeo abrirá no modo silencioso em uma conversa. Para reproduzir o som da mensagem em vídeo, basta clicar na tela durante a execução do conteúdo. Os vídeos não expirarão, tal qual acontece na opção de enviar um vídeo ou foto pela ferramenta de câmera.

O recurso será lançado gradualmente para os usuários de Android e iOS no decorrer dos próximos dias.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados