Xiaomi adiciona gestos do iPhone X a dispositivos com MIUI 9
A MIUI 9 é a versão mais recente do Android personalizado pela Xiaomi. Ela está sendo distribuída para dezenas de dispositivos, e tem foco em velocidade — mas não só.
Dispositivos com bordas finas — Redmi 5, Redmi 5 Plus, Mi Mix e Mi Mix 2 — poderão voltar à tela inicial e alternar entre apps usando gestos bem semelhantes aos do iPhone X.
Para voltar à tela inicial, você desliza para cima a partir da parte inferior da tela. Se você deslizar e parar por um segundo, verá a lista de apps recentes — igual ao novo smartphone da Apple. E para retornar à página anterior, basta deslizar a partir da borda esquerda da tela até o meio dela.
A MIUI nunca teve medo em copiar o design do iOS, e desta vez não é diferente. Vale lembrar que, em se tratando de smartphones com bordas finas, a Xiaomi esteve na frente com o Mi Mix, lançado em 2016.
A ROM global da MIUI 9 está sendo distribuída desde novembro para vários dispositivos, incluindo o Redmi Note 4, Mi Max 2, Mi Mix 2, Mi Mix, Mi 6 e Redmi 4.
A Xiaomi está atualizando seu portfólio aos poucos, e vai contemplar até mesmo smartphones mais antigos — como o Redmi 2, que foi lançado no Brasil. A lista completa de dispositivos que receberão a MIUI 9 segue abaixo; você pode baixar a ROM neste link.
- Mi Mix 2
- Mi Mix
- Mi Note 3
- Mi Note 2
- Mi Note
- Mi 6
- Mi 5
- Mi 5s Plus
- Mi 4i
- Mi 4
- Mi 3
- Mi 2
- Mi Max 2
- Mi Max
- Redmi Note 4
- Redmi Note 4X
- Redmi Note 5A
- Redmi Note 3
- Redmi Note 4G Prime
- Redmi Note 2
- Redmi Note 4
- Redmi 4
- Redmi 4X
- Redmi 3
- Redmi 3S
- Redmi 3S Prime
- Redmi 2
- Redmi 2 Prime
- Redmi Y1
- Redmi Y1s
Como dissemos, o foco da MIUI 9 está em velocidade. Ela consegue abrir apps mais rápido que o Android em outros aparelhos, segundo a Xiaomi:
Ela também recebeu outras novidades, como ícones animados, melhorias nas notificações, apps que rodam lado a lado, entre outros.
Com informações: MIUI.
Leia | Como fazer ou restaurar um backup em um celular Xiaomi