Xiaomi Mi A2 Lite recebe Android 10 com falha que impede boot
Usuários recomendam não instalar Android 10 no Xiaomi Mi A2 Lite: alguns celulares não conseguem fazer boot após atualização
Usuários recomendam não instalar Android 10 no Xiaomi Mi A2 Lite: alguns celulares não conseguem fazer boot após atualização
O Mi A2 Lite está recebendo sua segunda grande atualização: a Xiaomi começou a distribuir o Android 10 para o celular, que participa do programa Android One do Google. No entanto, diversos usuários recomendam não fazer a instalação: alguns aparelhos permanecem em uma tela preta e não conseguem fazer boot. O update para o Mi A3 também veio com bugs e foi suspenso.
Segundo a Mi Community, fórum oficial da Xiaomi, a atualização oficial do Android 10 para o Mi A2 Lite requer um download de 1,1 GB e possui firmware de código QDLMIXM. Ela vem sendo distribuída inicialmente para um pequeno lote de usuários; há relatos vindos da Alemanha, Rússia, Indonésia e outros países.
O Android 10 traz algumas novidades interessantes, como sugestões inteligentes nas notificações, gestos de navegação mais intuitivos e mais proteções à privacidade — por exemplo, é possível impedir que determinados apps acessem sua localização em segundo plano.
No entanto, a recomendação é aguardar. Diversos relatos no fórum XDA mencionam uma falha que impede fazer boot após a instalação do Android 10. “Não inicializa após reiniciar, NÃO INSTALE”, pede um usuário. “Aqui também, não atualize!”, avisa outro. “Sim, a tela fica preta e ele não inicializa, NÃO ATUALIZE!!!!”, diz um terceiro.
Um membro do fórum XDA dá mais detalhes: “o celular fica brickado após a atualização; eu fiz o download, instalei e, depois de reiniciar, a tela fica preta com listras brancas, não consigo fazer boot, não consigo entrar em modo de recuperação, não consigo acessar o fastboot”.
Nem todo usuário teve problemas. Se você quiser se arriscar, pode ir em Configurar > Sobre o telefone > Atualização do sistema para forçar o update; ou baixar o arquivo no XDA Developers para fazer a instalação manual.
A Xiaomi suspendeu a distribuição do Android 10 para o Mi A3 após diversos relatos de bugs: o update trazia falhas no app da câmera, corrompia cartões de memória e até causava bootloop. Por sua vez, o Mi A2 foi atualizado em janeiro.