Xiaomi projeta celular com porta para guardar fones de ouvido

Em nova patente, Xiaomi imagina celular com compartimentos na parte superior para fones de ouvido sem fio

Victor Hugo Silva
• Atualizado há 6 meses

A Xiaomi quer dispensar o estojo (ou case) para guardar fones de ouvido sem fio. A empresa registrou uma patente que prevê um celular com compartimentos para os acessórios em sua parte superior. A informação foi divulgada pelo Let’s Go Digital, que criou imagens para indicar como funcionaria a solução imaginada pela fabricante chinesa.

O projeto da Xiaomi aponta que os fones de ouvido sem fio seriam posicionados em duas portas no topo do celular. A parte dos acessórios que encaixa no ouvido seria dobrável para deixá-los retos e ocupar menos espaço. As imagens sugerem ainda que o smartphone não contaria com uma câmera de selfie convencional. Aparentemente, ela ficaria sob a tela.

Não há detalhes sobre as especificações do aparelho, nem como o projeto da porta para fones de ouvido comprometeria outros componentes. Em teoria, os acessórios seriam carregados no próximo celular, que precisaria ter mais bateria do que o comum. Por conta disso, o aparelho poderia ter espessura bem superior à de seus concorrentes, que tem buscado usar menos espaço inclusive com a remoção de entradas de 3,5 mm.

O Android Authority imagina que os fones de ouvido também poderiam servir como auto-falantes enquanto estivessem encaixados ao celular. No entanto, o site também chama atenção para a higiene (ou falta de) que seria oferecida com a solução. Com uma exposição constante a bolsos e à poeira, por exemplo, os acessórios ficariam sujos rapidamente.

É sempre importante lembrar que, como se trata de uma patente, não há qualquer confirmação de que o aparelho será lançado algum dia. Para garantir o direito sobre um produto, as empresas registram as ideias mais variadas — inclusive, algumas são bem estranhas. A ver se a Xiaomi realmente irá tirar o projeto do papel.

Leia | Como carregar um fone Bluetooth?

Relacionados

Escrito por

Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.