Xiaomi suspende Android 10 para Mi A2 Lite após falhas na tela

Xiaomi Mi A2 Lite com Android 10 pode entrar em bootloop; tela exibe manchas pretas na parte inferior após a atualização

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 5 meses
Xiaomi Mi A2 Lite

A Xiaomi parou de distribuir o Android 10 para o Mi A2 Lite após a atualização causar bootloop em diversos celulares: eles não conseguem mais inicializar o sistema e exigem uma técnica complexa para serem consertados. Além disso, há relatos de que a tela sofre de um “efeito palco” após a instalação, sugerindo uma falha na retroiluminação.

Donos do Mi A2 Lite que tentam baixar o Android 10 se deparam com a mensagem “seu sistema está atualizado”. A Xiaomi interrompeu a atualização bugada, mas não se pronunciou oficialmente.

Várias unidades do Mi A2 Lite estão em bootloop e não conseguem acessar o modo de recuperação nem o fastboot. Membros da TB Comunidade encontraram uma solução paliativa, que envolve instalar drivers da Xiaomi e o ADB Fastboot no computador.

Falha na tela do Mi A2 Lite não é permanente

Algumas pessoas conseguiram instalar o Android 10 com sucesso, mas tiveram outros entraves. Usuários no Reddit e na Mi Community, fórum oficial da Xiaomi, dizem que a atualização pode deixar o Mi A2 Lite com um problema na tela: são manchas pretas na parte inferior que aparecem quando o display exibe cores claras.

Isso indica que há uma falha na retroiluminação da tela, assim como o “flexgate” do Apple MacBook Pro. Mas, no caso da Xiaomi, o defeito parece não ser permanente: “eu tive exatamente o mesmo problema quando atualizei, e foi por isso que voltei para a versão 10.0.17… a falha desapareceu para mim assim que fiz o downgrade”, afirma um usuário no Reddit.

A atualização causou outras dores de cabeça: a bateria ficou travada em 66% no celular de um usuário, como se estivesse descalibrada. Ao carregar, ela permaneceu por muito tempo em 0%; então, o aparelho “ficou extraordinariamente quente ao toque enquanto estava no carregador”.

Além disso, algumas pessoas relatam que há um um aviso “personalize seu Pixel” na tela de configurações, e ele não pode ser removido. É uma completa bagunça.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados