Talvez você não seja fã dos vídeos gravados na vertical, já que eles não ficam bem na tela do computador nem da TV. Até a Rede Globo está em uma campanha para estimular as pessoas a gravar com o celular “deitado”, sem muito sucesso.
Os vídeos na vertical são inevitáveis porque funcionam bem na tela do smartphone. O YouTube cedeu e se adaptou a esse tipo de conteúdo.
No Android, o player se adapta dinamicamente ao tamanho do vídeo. Se ele foi gravado na vertical, vai ocupar mais espaço na tela — em vez de ser exibido com barras pretas nas laterais.
Deslize para cima a partir das recomendações, e você continuará vendo apenas uma área do vídeo vertical. E, assim como antes, se você tocar em “tela cheia”, o vídeo vai ocupar todo o display.
Este GIF ajuda a entender melhor:
🤖 Calling all Androids 🤖
Now the YouTube player will automatically adapt to the shape of the video you’re viewing, so you can see more of your favorite videos! pic.twitter.com/0Gk0hXav0I
— YouTube (@YouTube) March 26, 2018
O iOS recebeu esse player dinâmico em dezembro.
Vale notar que alguns vídeos do YouTube foram gravados na vertical, mas embutiram barras pretas nas laterais (isso ainda não é crime). Neste caso, será difícil visualizá-lo no smartphone, seja na vertical ou na horizontal:
Aí já é demais.
Com informações: SlashGear.