Como usar VPN em redes Wi-Fi públicas para proteger seu notebook ou celular

Redes Wi-Fi públicas são muito úteis, mas podem ser perigosas; a boa notícia é que a VPN da Surfshark ajuda a proteger sua a conexão

Conteúdo patrocinado
Por
Redes Wi-Fi desconhecidas podem ser perigosas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Redes Wi-Fi desconhecidas podem ser perigosas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Wi-Fi da cafeteria ou do hotel é muito útil quando você está viajando ou quer poupar a sua internet móvel. Mas redes sem fio públicas podem expor seu celular ou notebook a roubo de dados, sites falsos e até malwares. Felizmente, uma VPN versátil, como a da Surfshark, pode proteger a sua conexão. Vejo como a seguir.

Saiba desde já que você pode se tornar assinante da Surfshark com um desconto de até 80% mais dois meses de uso gratuito, e ainda contar com garantia de reembolso de 30 dias.

Quais os perigos de uma rede Wi-Fi pública?

Redes Wi-Fi públicas estão em cafeterias, hotéis, restaurantes, lojas, shoppings, estações do metrô, universidades, enfim. Elas permitem a você acessar a internet sem precisar de uma rede móvel (5G ou 4G). Mas tamanha conveniência pode ser perigosa. Não é incomum redes sem fio públicas terem brechas de segurança.

Pode acontecer de a rede Wi-Fi ser implementada sem proteções adequadas. Essa situação dá abertura para que malwares ou invasores remotos alterem as configurações do roteador. A partir daí, a rede Wi-Fi pode ser usada para:

  • capturar dados pessoais, como informações de login e número de cartão de crédito;
  • redirecionar seu dispositivo a sites falsos, como lojas online e páginas de bancos fraudulentas;
  • redirecionar a sites indesejados, como casinos online ou jogos duvidosos;
  • exibir anúncios ou links que levam a malwares, como vírus e trojans;
  • invadir seu celular ou computador remotamente.

Várias técnicas podem ser exploradas para a execução dessas ações maliciosas, como ataques man-in-the-middle. Neles, o tráfego de dados entre o seu dispositivo e um servidor é interceptado por um invasor, muitas vezes de modo imperceptível.

Há ainda casos em que a coleta indevida de dados de usuários é feita de modo intencional pelo administrador da rede Wi-Fi.

Redes Wi-Fi desconhecidas podem ser perigosas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Redes Wi-Fi desconhecidas podem ser perigosas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como uma VPN protege sua conexão a uma rede Wi-Fi?

Uma VPN cria um túnel virtual para proteger o tráfego de dados entre o seu dispositivo e um serviço online. Na Surfshark, essa conexão é protegida com uma chave criptográfica AES-256-GCM que, como tal, coíbe coleta ou rastreamento de dados.

A VPN da Surfshark ainda tem a vantagem de ser de fácil utilização. Isso significa que você não precisa de conhecimentos técnicos avançados para proteger a sua conexão a uma rede Wi-Fi pública.

Fica o lembrete: os planos Surfshark estão disponíveis com um desconto de até 80%!

Usando a VPN da Surfshark em seu celular Android ou iPhone

O aplicativo da Surfshark está disponível para Android e iOS. Basta você se conectar a uma rede Wi-Fi e, dentro do app, tocar em VPN para estabelecer uma conexão protegida. Sim, é só isso. Você ainda pode pedir para o app usar o endereço IP da localização mais rápida para a sua conexão.

Tem mais. Se você for nas configurações do aplicativo, pode ativar recursos como Conexão Automática, que habilita a VPN automaticamente quando a rede Wi-Fi é trocada, e o Kill Switch de VPN, que desativa o acesso à internet se a VPN cair para evitar que seu disponível fique vulnerável.

VPN da Surfshark ativada em um celular Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
VPN da Surfshark ativada em um celular Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Usando a VPN da Surfshark no notebook

Se você precisa conectar seu notebook a uma rede Wi-Fi pública, saiba que a Surfshark tem aplicativos para Windows, Mac e Linux.

O uso é igualmente fácil nesses sistemas operacionais. Abra o aplicativo da Surfshark e escolha uma localização para ativar a VPN. Se preferir, escolha a opção de conexão mais rápida para o seu acesso à internet ter o máximo possível de desempenho.

Novamente, você pode ir às configurações de VPN para reforçar a segurança da sua conexão a uma rede Wi-Fi. Um exemplo muito útil é a função CleanWeb, que bloqueia automaticamente anúncios e rastreadores quando a VPN está ativada.

Surfshark no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Surfshark no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Outras vantagens da VPN da Surfshark

Além de tornar a sua conexão à internet mais protegida, uma VPN como a da Surfshark oferece benefícios como:

  • acesso a serviços de streaming com bloqueio regional;
  • acesso a sites censurados em determinados países;
  • busca de passagens aéreas e hospedagens mais baratas ao ativar endereços IPs de locais com menos taxas;
  • dificulta o rastreamento de sua navegação na internet;
  • em jogos online, ajuda a direcionar a sua conexão a servidores com mais desempenho.

A Surfshark oferece muito mais

Além de um serviço de VPN completo e de uso fácil, a Surfshark oferece outros recursos que tornam seus dados mais protegidos, entre eles:

  • Surfshark Antivirus: protege seus dispositivos de malwares como vírus e trojans;
  • Surfshark Search: acesse resultados de pesquisa na web imparciais e livres de anúncios direcionados;
  • Surfshark Alert: te informa sobre vazamentos de dados envolvendo suas informações pessoais;
  • Surfshark Alternative ID: permite criar uma nova identidade digital para proteger seu perfil real de vazamento de dados.

Tenha tudo isso com até 80% de desconto

A melhor parte é que você pode aproveitar todos os recursos da Surfshark com um desconto de até 80% mais dois meses grátis!

Para completar, você pode testar a Surfshark com uma garantia de reembolso de 30 dias se não ficar contente com o serviço.

Mas a Surfshark tem tudo para te agradar. Além dos numerosos recursos descritos aqui, o serviço conta com servidores rápidos em mais de 100 países, está disponível em vários idiomas (incluindo português) e é compatível com os principais sistemas operacionais e navegadores do mercado.

Receba mais sobre Surfshark na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

O Tecnoblog publica conteúdos patrocinados em diversos formatos, incluindo artigos textuais, vídeos de divulgação e spots em áudio nos podcasts da casa. Todas as peças publicitárias desenvolvidas pela equipe do TB são claramente identificadas como anúncios, de acordo com os padrões definidos no nosso aviso de ética, e o teor dos conteúdos é revisado e aprovado previamente pelo anunciante. As informações e opiniões são de responsabilidade da empresa contratante, mas nos reservamos o direito de recusar campanhas que não estejam de acordo com nossas políticas.

Relacionados