Chrome terá proteção contra ataques a roteadores e impressoras

Google liberou para a versão beta do Chrome uma ferramenta para prevenir invasões em roteadores e impressoras, dispositivos ignorados por usuários

Felipe Freitas
Por
Ilustração com a marca do Google Chrome
Google Chrome está testando novo recurso para (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google está testando na versão beta do Chrome uma ferramenta para proteger os roteadores e impressoras dos usuários. A funcionalidade atua de um modo relativamente simples, verificando se o pedido de conexão para a rede privada, compartilhada entre os dispositivos domésticos, foi feito por uma fonte confiável. A invasão a esses eletrônicos pode servir como meio para ataques contra outros dispositivos.

Como o recurso ainda está em versão beta, não há previsão de quando ele será lançado oficialmente para o Chrome. A ferramenta foi liberada na versão 123 do navegador do Google. Em sua essência, a funcionalidade detectará se sites maliciosos estão buscando falhas de segurança nos dispositivos que integram a sua rede doméstica.

Impressoras e roteadores protegidos pela ferramenta

Portas Ethernet em roteador (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Em alguns casos, roteadores são usadas para ciberataques e golpes (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Dispositivos como impressora e roteadores costumam ser ignorados como vulnerabilidades para ataques hackers. O mesmo pode acontecer com outros dispositivos da Internet das Coisas (IoT). Um dos motivos para isso pode estar relacionado ao fato de serem pouco utilizados, ou que a ausência de interface pode levar o usuário mais leigo a achar que não há riscos de ciberataques.

No entanto, usando a impressora como exemplo, se ela tem conexão com internet, ela tem IP e pode ser um alvo de grupos hackers para diferentes fins. Cibercriminosos podem usar um dispositivo com IP para ataques DDoS ou para invadir um computador. No caso dos roteadores, uma vulnerabilidade do firmware pode ser usada em invasões.

A proposta da nova funcionalidade do Chrome (que ainda está na versão beta do navegador) é servir como um escudo para a rede doméstica do usuário. Ao impedir que esses dispositivos “esquecidos no churrasco” sejam invadidos, a ferramenta cria uma barreira a mais para proteger a rede privada.

Com informações: BleepingComputer

Receba mais sobre Google Chrome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados