5 apps para afinar violão, guitarra e outros instrumentos

Precisa de um afinador de guitarra? Conheça cinco boas opções de apps, com vários recursos e disponíveis para iOS e Android

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Tpovee / garota com guitarra / Pixabay / afinador de guitarra

afinador de guitarra é um item indispensável a qualquer músico que se preze, mas hoje não é preciso depender de instrumentos físicos para deixar sua guitarra ou seu violão sempre prontos para um show: seu smartphone é plenamente capaz de assumir essa função, basta utilizar o aplicativo certo para isso.

Neste artigo, você vai conhecer os cinco apps com afinador de guitarra mais populares, simples de se usar e compatíveis com iOS e Android. Os aplicativos também funcionam como afinadores de violão e contam com uma série de recursos para músicos iniciantes e/ou experientes.

1. Afinador Cifra Club

Afinador Cifra Club / afinador de guitarra

O brasileiro Afinador Cifra Club (iOS, Android) é bastante completo: ele permite afinar qualquer instrumento de corda, de guitarras e violões a banjos e cavaquinhos, e até mesmo violinos e violoncelos. Ele conta com afinadores cromáticos, onde o usuário afrouxa e aperta casa corda até o ponteiro ficar verde, ou corda a corda, com instruções bastante descritivas.

O app é gratuito e oferece opções compras internas, que oferecem de remoção dos anúncios a perfis de afinação extras.

2. GuitarTuna

GuitarTuna / afinador de guitarra

Um dos mais completos e simples, o GuitarTuna (iOS, Android) permite afinar uma grande quantidade de instrumentos de corda, por isso também serve como afinador de violão. O app oferece tutoriais bem claros e de fácil compreensão por músicos iniciantes.

A interface é bastante intuitiva e, por ter sido desenvolvido por músicos, conta com funções especializadas, como precisão profissional na hora da afinação. Ele também possui um metrônomo, jogos de aprendizagem, biblioteca e exemplos de músicas com tablaturas, além do afinador cromático.

O GuitarTuna é gratuito, mas oferece compras no app de recursos extras.

3. Fender Tune

Fender Tune / afinador de guitarra

Distribuído pela tradicional fabricante de guitarras, o Fender Tune (iOS, Android) possui uma interface bastante limpa e direta, para facilitar o uso por principiantes. Ele conta com um modo automático, onde ouve o acorde e guia o músico rumo à afinação perfeita, e um modo manual, em que é preciso selecionar o instrumento e afiná-lo de acordo com as instruções. O app também possui um afinador cromático e perfis pré-definidos.

O Fender Tune é gratuito, mas curiosamente oferece compras no app apenas na versão para o iOS.

4. Pro Guitar Tuner

Pro Guitar Tuner / afinador de guitarra

O Pro Guitar Tuner é um afinador de guitarra bem básico, funcionando como um afinador cromático para ajustes tradicionais. Ele suporta diversos instrumentos e é bem simples de se usar, mas no geral ele é bem mais espartano que seus concorrentes. No entanto, para quem deseja manter as coisas simples, ele pode ser uma boa pedida.

O Pro Guitar Tuner é gratuito, mas oferece compras no app para remover anúncios e adicionar perfis de afinação extras. Ele está disponível para Android e dispositivos iOS.

5. CF tune

O CF Tune é um afinador de guitarra exclusivo para o iOS. Assim como os demais apps desta lista, ele possui um afinador cromático e é compatível com diversos instrumentos de corda, além de trazer uma série de perfis diferentes de ajustes para várias situações. A desenvolvedora também garante que a precisão é alta, graças a um captador muito mais sensível do que os tradicionais.

O CF Tune é gratuito.

Google Tuner: o afinador de instrumentos online

O Google criou um recurso de afinador de violão, guitarras entre outros instrumentos. A ferramenta pode ser utilizada online através do navegador, tanto no computador, quanto no celular.

Para ter acesso ao serviço basta digitar “Google Tuner” sem aspas no Google Chrome que o recurso será habilitado. Depois basta clicar no ícone do microfone para começar a afinar.

O recurso exibe a nota da corda tocada e indica se é necessário aumentar ou diminuir o som. Apesar de simples, a ferramenta pode ajudar bastante.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados