A ordem dos filmes da franquia Chucky

Chucky ou Brinquedo Assassino, a franquia de 1988 recebeu atualizações até 2019, entre sequências e reboots; confira como e onde assistir aos filmes

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano
A ordem dos filmes da franquia Chucky / 	Universal Pictures / Divulgação
O Brinquedo Assassino 2 (Imagem: Divulgação / Universal Pictures)

Uma das franquias de terror slasher mais famosas e duradouras do cinema, Chucky teve seu primeiro filme lançado originalmente no final dos anos 80, mas conseguiu se manter popular, inclusive entre as gerações mais novas. Para quem está pensando em maratonar a franquia, mas não sabe qual é a ordem correta dos filmes, explicamos abaixo como funciona a cronologia da série Chucky e em quais serviços suas produções estão disponíveis.

Chamado no Brasil de Brinquedo Assassino, o primeiro filme da franquia Chucky chegou aos cinemas em 1988. Contando a história de um boneco que está tomado pelo espírito de um serial killer e vai parar nas mãos de um garotinho, o longa-metragem foi um grande sucesso de bilheteria, conquistando logo de cara um público bastante fiel.

Sua boa recepção nos cinemas fez com que logo a produção ganhasse mais duas sequências – uma em 1990 e outra em 1991 -, todas com roteiro de Don Mancini, o criador do famoso personagem. Esses três filmes ficaram conhecidos como a trilogia original da franquia e, além do gênero terror, introduziram também o humor satírico em alguns momentos da sua trama.

AnoFilmeDireçãoStreaming
1988Brinquedo AssassinoTom HollandMGM
1990Brinquedo Assassino 2John LafiaOiPlay e NOW
1991Brinquedo Assassino 3Jack BenderNetflix, OiPlay e Star+

No final da década de 90, com o personagem já tendo se tornado um ícone da cultura pop, a franquia foi resgatada, agora apenas sob o nome de Chucky. Quatro novas sequências da história foram lançadas, todas tendo Don Mancini novamente como roteirista e intensificando o tom de humor sombrio da série.

AnoFilmeDireçãoStreaming
1998A Noiva de ChuckyRonny Yu
2004O Filho de ChuckyDon ManciniNetflix e Star+
2013A Maldição de ChuckyDon ManciniNetflix, Star+ e OiPlay
2017O Culto de ChuckyDon Mancini

Em 2019, sob direção de Lars Klevberg e roteiro de Tyler Burton Smith, foi a vez de um reboot da franquia desembarcar nos cinemas. Servindo como um reinício da série, esta nova versão deixava de lado a clássica imagem do boneco dos outros longas e apresentava um Chucky futurista, vivido sob a pele de uma inteligência artificial.

AnoFilmeDireçãoStreaming
2019Brinquedo AssassinoLars KlevbergTelecine, NOW e Prime Video

A série Chucky

Além de gerar produtos em outras mídias, como jogos de videogame e quadrinhos, a franquia Chucky foi parar também na TV, através de uma série de mesmo nome.

Transmitida nos EUA pelos canais pagos Syfy e USA Network, ela foi lançada em outubro de 2021, com uma trama que é sequencial a do sétimo filme da franquia, O Culto de Chucky (2017).

Com uma primeira temporada de oito episódios, a série alcançou nota 70 no Metacritic e já teve uma segunda temporada confirmada para estrear em 2022.

No Brasil, ela pode ser assistida através da plataforma Star+, que estreou seus episódios semanalmente, em datas muito próximas às da sua transmissão nos EUA.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Chucky na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados