Ar-condicionado inverter e dual inverter; qual é a diferença?

Tecnologia avançada e baixo consumo; qual é a diferença entre ar-condicionado inverter e dual inverter

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 dia
Ar-condicionado inverter X dual inverter (imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
Ar-condicionado inverter X dual inverter (imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Os modelos de ar-condicionado inverter são, atualmente, os mais modernos tecnologicamente e proporcionam uma grande economia na conta de luz. Agora, ar-condicionado inverter e dual inverter; qual é a diferença? Vou responder essa pergunta em meu artigo, fique de olho.

O que é ar-condicionado inverter?

Os aparelhos de ar-condicionado inverter são aqueles que usam tecnologia de inversão entre os compressores, responsáveis pelo resfriamento do ar. Essa tecnologia permite aos condicionadores de ar a alterar sua velocidade do motor do compressor, dependendo das necessidades de resfriamento ou aquecimento. 

A flexibilidade para alterar a velocidade do motor ajuda no equilíbrio da carga de energia do equipamento, logo, aumenta sua eficiência. Os compressores nos condicionadores de ar tradicionais, não o modelo inverter, sempre funcionam em velocidade total ou param completamente dependendo da temperatura alcançada.

O que é ar-condicionado dual inverter?

Já sabendo o que é o modelo simples, vamos explicar o que exatamente é um ar-condicionado dual inverter. Basicamente, é constituído de um compressor rotativo duplo.

O ar-condicionado dual inverter tem duas câmaras de compressão para produzir uma diferença de fase com 180 graus, no tempo de compressão mútua, fazendo uma menor quantidade de vibração, ruído reduzido e maior eficiência no funcionamento. É um dos equipamentos mais estáveis do mercado.

O destaque é seu controle de temperatura que leva a uma diminuição gradual da temperatura ambiente, até a temperatura desejada, mantendo a temperatura com menos energia. O ar-condicionado dual inverter pode economizar até 50% na conta de luz. O aparelho pode funcionar em temperaturas, sacrificantes, de até 52 graus Celsius.

Ar-condicionado inverter e dual inverter; qual é a diferença?

Método de refrigeração

O ar-condicionado inverter normal trabalha com queda fina de temperatura, mas a manutenção da temperatura escolhida, com eficiência, é algo que falta. Qualquer compressor usaria o motor BLDC, que funciona variando a velocidade do compressor de acordo com a temperatura externa.

 Já os compressores do ar-condicionado dual inverter utilizam uma versão mais avançada dos motores BLDC, junto com o sistema de rotação dupla. Proporcionam um melhor resfriamento em termos de precisão no controle de temperatura, graças à tonelagem variável e à velocidade de resfriamento.

Consumo de energia

Mesmo que o ar-condicionado inverter normal modere o consumo de energia, o que torna os dual inverter melhores é simplesmente sua eficiência. 

Com seu compressor duplo, juntamente com uma faixa operacional mais ampla e menor frequência de rotação, o dual inverter acaba usando simplesmente menos energia quando comparado ao normal. 

Os ar-condicionado dual inverter vão economizar pelo menos entre R$ 350 e R$ 450 anualmente, tornando-se uma desejável fonte de economia.

Ruído

Pensando no ar-condicionado de janela ou no inverter simples, encontrará na descrição que utilizam um compressor rotativo em forma de cilindro único. A operação de um único compressor tem os requisitos de rotação em alta velocidade, criando muita vibração. Provavelmente, escutará um aumento no nível de ruído, principalmente ao ligar o interruptor. 

Como o ar-condicionado dual inverter trabalha com uma diferença de fase de 180 graus, o aparelho promove um funcionamento mais estável mesmo em alta demanda. 

A operação estável significa menos vibrações, menos zumbido e menos ruído.

Conclusão

Encontrar o aparelho ideal para atender às suas necessidades no mundo de hoje uma tarefa simples, no entanto, entender as necessidades exatas é algo mais difícil. Posso me basear no maior interesse do brasileiro, economia, nesse aspecto o dual inverter é muito melhor que o inverter simples.

Espero ter tirado as suas dúvidas quanto às diferenças entre os aparelhos de ar-condicionado inverter simples e os dual inverter. Boas compras!

Com informações: anraceletrical, ehomeservices, aboe.in

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Ar-condicionado na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados