Como cancelar uma transferência bancária
É possível cancelar uma transferência desde que ela não tenha sido concluída; entenda as diferenças que permitem a ação
As transferências bancárias facilitam o envio de dinheiro entre pessoas ou empresas. Muitas das vezes a movimentação é efetuada na mesma hora, chegando ao destinatário em segundos ou minutos. Porém, com a correria, é fácil errar um dado e fica a dúvida: tem como cancelar uma transferência?
Como posso cancelar a transferência bancária?
Nem todas as transferências podem ser canceladas. Há algumas diferenças em relação ao tipo da movimentação feita: entre Pix, TED ou DOC.
- Pix é o novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. Pode ser considerado como a evolução do TED e DOC, já que a movimentação é efetuada em segundos mesmo fora do horário comercial ou dias úteis (exemplo, pode ser feita num domingo, às 19h).
- DOC ou Documento de Crédito é uma movimentação financeira com limite de R$ 4.999,99, qual é efetuada no dia útil seguinte.
- TED ou Transferência Eletrônica Disponível não tem limite de valor e é efetuada no mesmo dia desde que seja feita até às 17h do dia útil. Em finais de semana, feriados ou após às 17h, o valor será enviado no dia útil seguinte.
Quais transferências podem ser canceladas então?
DOC e TED, com algumas ressalvas.
- Um DOC pode ser cancelado até as 16h do mesmo dia que foi emitido, entrando em contato com o banco, via aplicativo (quando disponível) ou comparecendo à agência bancária para pedir o cancelamento. No caso de DOC agendado, o cancelamento pode ser feito até às 23h59 do dia anterior à efetivação da transferência.
- Um TED pode ser cancelado se a transferência foi feita após às 17h ou fora de dias úteis. Nesses casos, a transação será agendada para o próximo dia útil. Para cancelar, é preciso acessar a seção de transferências agendadas no aplicativo ou em contato com o banco, solicitando que a operação não seja efetuada, até às 23h59 do dia anterior à efetivação do TED.
Um Pix, assim com um TED efetivado (se feito dentro do horário comercial) não pode ser cancelado. Uma vez que o valor está na conta do favorecido (a pessoa que recebeu o dinheiro) não há como recuperá-lo, a menos que entre em contato com essa pessoa para solicitar a devolução.
Com informações: Banco Central