Como ativar o modo escuro no WhatsApp Web ou Desktop [PC]
Saiba como ativar o modo escuro nos aplicativos do WhatsApp para Web ou no desktop, seja o Windows ou macOS
Já é possível ativar o modo escuro do WhatsApp no aplicativo Web ou Desktop (PC), de forma nativa, sem a necessidade de instalar extensões ou qualquer outro app para fazer o recurso funcionar, como era necessário antes. O recurso chegou às versões para computador depois que o tema escuro chegou para os apps de smartphone, no Android ou iPhone (iOS).

Como ativar o modo escuro no WhatsApp Web ou Desktop
- Clique nos três pontinhos (ou seta para baixo) ao lado da sua foto de perfil;
- Selecione “Configurações”;
- Clique em “Tema”;
- Escolha o “modo escuro” e clique em “OK”.
A interface ficará assim:

Antes, modo escuro podia ser ativado por extensão
Quando os suporte ao modo escuro no WhatsApp Web não era oficial, algumas extensões podiam fazer o mesmo trabalho, modificando o visual do aplicativo no navegador.
Tecnicamente é uma ação simples para o usuário e, antes de publicar esta dica, nós testamos a extensão. Porém, por se tratar de algo não oficial do WhatsApp, nós não nos responsabilizamos por possíveis danos ao seu computador por mal uso da ferramenta.
A extensão é a Stylus, utilizada tanto no Google Chrome quanto no Firefox — também serve para mudar o visual de outros aplicativos web.
No Google Chrome:
- Instale a extensão Stylus pela Chrome Web Store;
- Depois, instale este tema;
- Abra o WhatsApp Web (ou recarrega a página do app) e a versão dark estará ativada;

No Firefox:
- Instale a extensão Stylus pela loja oficial da Mozilla;
- Baixe e instale este tema;
- Abra ou recarregue o WhatsApp Web para começar a usar o modo escuro;
Se por um acaso você não gostar ou não se acostumar com o modo escuro, basta clicar no botão da extensão e desmarcar a caixa do tema (ou em “Desativar todos os temas”).
O site stylish também oferece outras opções de temas para alterar a aparência tanto do WhatsApp Web quanto de outros sites/aplicativos, como Facebook, YouTube e Netflix. O processo de instalação e ativação dos temas é o mesmo.
Por ser uma extensão que funciona nos navegadores, a dica vale tanto para Windows quanto para macOS e Linux. E para quem tem conhecimento de programação e design, também é possível criar seus próprios temas e compartilhar com a Comunidade.
Colaborou: Lucas Lima.