Como desativar a Google Play Store no Android

Saiba como desativar a Google Play Store no Android; esse procedimento é válido caso queira impedir o download de novos apps

Wagner Pedro
Por

A Play Store é a loja de aplicativos oficial do Android. Isso significa que ela é um serviço nativo e essencial do sistema, não sendo possível desinstalá-la por completo. Ainda assim, você pode desativá-la caso queira impedir o download de novos apps, algo que pode ser útil para pais ou responsáveis que deixam o celular nas mãos de uma criança. A seguir, vou te mostrar como realizar esse procedimento.

Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O que acontece quando a loja do Android é desativada?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o celular não deixará de funcionar após a desativação da Play Store. Na verdade, o que vai acontecer é o seguinte: não será possível baixar/atualizar novos apps, alugar/comprar filmes, adquirir livros ou realizar qualquer outra ação que envolva a loja do Google.

Além disso, você também perderá o Play Protect, que ajuda a manter seu aparelho seguro. Essa ferramenta consegue fazer uma verificação de segurança em apps da Play Store antes do download, evitando assim que o dispositivo seja infectado por malwares.

Por outro lado, ao desativar a Play Store, o Android não vai deletar os aplicativos já instalados. Ou seja, tudo que foi baixado anteriormente vai permanecer no celular e funcionar normalmente. A única diferença é que você não poderá atualizá-los ou instalá-los novamente.

Como desativar a Play Store

Devo mencionar que o procedimento abaixo foi feito em um Xiaomi Poco X3 NFC com MIUI 12. Por isso, as instruções podem ser um pouco diferentes dependendo da interface do seu aparelho.

De qualquer forma, basta seguir o passo a passo com atenção para saber como desativar a Google Play Store no Android:

  1. Abra a gaveta de apps do sistema;
  2. Toque e segure no ícone da Play Store;
  3. Toque no “I” no canto superior direito;
    Processo para desativar a Play Store no Android (Imagem: Reprodução/MIUI 12)
  4. Toque na opção “Desativar”;
  5. Toque em “Desativar app” para confirmar sua decisão.

A partir deste momento, o Android vai ocultar o ícone da Play Store, além de remover todas as atualizações que a loja recebeu para que ela ocupe menos espaço no armazenamento interno do aparelho.

Pronto, agora você já sabe como desativar a Google Play Store no Android de uma maneira bem simples e rápida.

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone.

Relacionados

Relacionados