Como e por que criar um perfil de voz da Alexa

Perfil de voz da Alexa ajudam a personalizar a experiência de cada usuário que usa um Amazon Echo; saiba configurar o recurso

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
amazon echo

Um perfil de voz da Alexa permite que a assistente virtual da Amazon reconheça sua voz e ofereça experiências personalizadas quando solicitada em dispositivos Echo. Seria como se cada pessoa na casa tivesse um usuário, como no Windows, para que a Alexa saiba quem pediu o quê.

Por que você precisa de um perfil de voz

Se você mora com mais de uma pessoa que também faz proveito do Amazon Echo, já seria um motivo para usar os perfis de voz da Alexa.

Com a experiência personalizada, a assistente virtual entende os gostos de cada pessoa e isola as informações para cada usuário, veja alguns exemplos:

  • Resumo de Notícias:
    A Alexa pula as notícias que você já ouviu, o contrário se alguém que não escutou pedir;
  • Músicas:
    Se você assina o Amazon Music Unlimited, a Alexa é capaz de separar os gostos musicais de cada integrante da casa que usa o Amazon Echo. Com isso, sertanejo seria evitado nas suas sugestões; 🤭
  • Compras por voz:
    Talvez o item mais importante. Ainda que seja possível configurar um código para comprar com a Alexa, apenas vozes reconhecidas podem comprar na Amazon sem inserir o código.

Agora que você entendeu a importância de criar um perfil de voz, veja como configurar abaixo.

Como criar um perfil de voz na Alexa

  1. Abra o aplicativo Alexa, no telefone;
  2. Acesse o menu, no canto superior esquerdo;
  3. Toque em “Configurações”;
  4. Selecione “Configurações de conta”;
  5. Entre em “Vozes reconhecidas”;
  6. Toque em “Criar um perfil de voz”.
configurar perfil de voz da Alexa

Em seguida, o aplicativo dará instruções para configurar o perfil de voz. Será necessário ler quatro frases indicadas na tela para que a assistente reconheça o padrão da voz. Se estiver perto de um Amazon Echo, recomendo mutá-lo, pois as frases iniciam com “Alexa…”.

E para outras vozes?

Para configurar mais vozes, é necessário refazer o procedimento no aplicativo instalado em outro celular. Supondo que cada pessoa tenha o próprio smartphone, é um caminho natural. Será necessário usar a mesma conta Amazon associada aos dispositivos Echo ou uma outra conta dentro do plano familiar.

Como excluir

  1. Abra o aplicativo Alexa, no telefone;
  2. Acesse o menu, no canto superior esquerdo;
  3. Toque em “Configurações”;
  4. Selecione “Configurações de conta”;
  5. Entre em “Vozes reconhecidas”;
  6. Toque em “Gerenciar perfil de voz”;
  7. Selecione a opção “Excluir perfil de voz”.

Com informações: Amazon.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Amazon Alexa na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados