Como esconder fotos no iPhone ou iPad de forma nativa

iOS tem um álbum para as imagens ocultas; saiba como esconder fotos no iPhone ou iPad sem a necessidade de instalar aplicativos

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Esconder álbum de fotos ocultas no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)
Esconder álbum de fotos ocultas no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)

O iOS tem um método discreto para esconder fotos no iPhone ou iPad. O “álbum” com as imagens ocultas pode ser encontrado no mesmo lugar que a coleção de itens apagados e é uma maneira de tirar do rolo da câmera aquelas fotos ou vídeos que você não quer que ninguém fique de olho.

iPhone XS Max (Imagem: Thiago Mobilon/Tecnoblog)
iPhone XS Max (Imagem: Thiago Mobilon/Tecnoblog)

Como esconder fotos no iPhone ou iPad

  1. Acesse o aplicativo Fotos do iPhone ou do iPad;
  2. Toque na imagem que deseja ocultar;
  3. Toque no botão de compartilhamento;
  4. Selecione a opção “Ocultar”;
  5. Toque novamente em “Ocultar Foto” para confirmar.
Ocultar fotos no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)
Ocultar fotos no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)

Pronto! Ao fazer isso, a foto ou vídeo ainda permanecem armazenados no iPhone ou iPad, mas separados da galeria principal.

Se você for do tipo de pessoa que pensa em ocultar muitas imagens ou vídeos, é importante ter em mente que esses arquivos ainda ocuparão espaço no armazenamento do iPhone. Portanto, se ficar sem espaço para novas coisas, lembre-se de checar esses itens.

Como ver os itens escondidos no iPhone ou iPad

Se quiser ver ou voltar a exibir as fotos escondidas do iPhone na galeria principal, é só fazer o caminho inverso, mas a partir da pasta de itens ocultos.

  1. Acesse o aplicativo Fotos;
  2. Vá até a guia “Álbuns” e role a página até o final;
  3. Encontre o álbum “Itens Ocultos”, na seção Outros Álbuns;
  4. Toque na imagem ou vídeo;
  5. Toque no botão de compartilhamento;
  6. Selecione a opção “Não Ocultar”.
Itens ocultos da galeria do iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)
Itens ocultos da galeria do iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)

Como esconder o álbum oculto (dupla ocultação)

Se quiser ir mais além, pode também esconder a seção “Itens Ocultos” da galeria do iPhone. Ao fazer isso, o álbum não será mostrado na galeria, mesmo que tenha arquivos ali, escondidos.

  1. Abra os Ajustes do iPhone;
  2. Toque em “Fotos”;
  3. Desmarque a opção “Álbum Ocultos”.

Agora o “Itens Ocultos” foi escondido da galeria do iPhone, um nível a mais de ocultação para ninguém olhar as fotos particulares.

Esconder fotos em outros aplicativos

Como disse, a opção que a Apple dá para esconder fotos no iPhone ou iPad é discreta, mas não impossível de ser encontrada, nem mesmo há como proteger o álbum com senha ou biometria. Se outras pessoas usam muito seu celular, talvez seja interessante pensar em uma opção menos óbvia para a questão, como usar outros aplicativos.

O Google Fotos é um aplicativo para backup das fotos em nuvem. Com ele, desde que tenha conexão com a internet, é possível ter acesso a todo seu histórico de fotos sem consumir armazenamento no iPhone. O tutorial abaixo, para Android, também se aplica para usuários do iOS.

Depois de ter feito o backup da foto, você pode apagar ela do iPhone e esconder o ícone do Google Fotos em alguma pasta. Fica ainda menos óbvio se usar a opção de arquivar a foto, dentro desse app do Google.

arquivar foto no Google Fotos

Funciona como o aplicativo nativo do iPhone: a foto não é exibida na linha do tempo principal, mas nas seção dos itens arquivados.

Com informações: Apple.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados