Como fazer organograma no Excel

Fazer um organograma no Excel é uma forma que o usuário tem de ilustrar tipos distintos de relações entre várias peças; saiba como

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Pessoa utilizando o Excel em seu computador. (Imagem: Samuel Sianipar/Unsplash)

O Microsoft Excel oferece uma gama de opções para que o usuário possa utilizá-lo para apresentar os mais variados pontos de seu interesse. Há muita coisa que pode ser realizada com o aplicativo. Uma delas é uma maneira de representar relações entre pessoas, itens, equipamentos e muito mais. Tudo depende da necessidade e interesse do usuário. Aprenda como fazer um organograma no Excel.

Tempo necessário: 2 minutos

Vamos aprender a fazer um organograma no Excel com o uso de SmartArt.

  1. Encontre o SmartArt

    Na aba superior, clique no botão de “Inserir”. Em seguida, procure no grupo de “Ilustrações” pela opção “SmartArt” e clique nela;organograma excel

  2. Procure pelo organograma

    Uma galeria nomeada “Escolher Elemento Gráfico SmartArt” vai ser aberta. A partir daí, procure pela opção “Hierarquia” e escolha uma opção de organograma;organograma excel

  3. Insira o texto

    O organograma será adicionado ao seu documento do Excel. Assim, você poderá escrever o que quiser para criar as relações. Para fazer isso, basta clicar em uma caixa com o elemento gráfico do SmartArt e digitar o texto.Microsoft Excel

Personalização de um organograma no Excel

Depois de definir a posição e o conteúdo de seu organograma, é possível personalizar desde as suas cores às bordas das caixas de texto. Isso é válido se você quiser deixar o visual mais diferente para garantir aquele destaque.

Cores

Clique no SmartArt que você deseja mudar a cor. Na aba superior vai ter a opção de “Ferramentas de SmartArt”, ao clicar nela vai surgir o grupo de “Estilos de SmartArt”. Por último, clique na opção de “Alterar Cores” e escolha qual será a nova cor de seu organograma.

Vale ressaltar que você também pode mudar a cor do preenchimento do SmartArt. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito do mouse na borda de uma caixa. Clique em “Definir Forma” e depois em “Preenchimento”. Agora é só escolher a cor.

Formatação
É possível formatar o organograma (Imagem: Ricardo Syozi / Tecnoblog)

Bordas e efeitos de estilo

Também é possível alterar o estilo das bordas no organograma do Excel. Clique na caixa da SmartArt com o botão direito do mouse. Em seguida, clique na opção “Formatar Forma”. Agora é só clicar em “Linha” ou “Estilo de Linha” para definir como quer deixar.

Já na parte de efeitos de estilo, o usuário pode adicionar características para deixar a apresentação ainda mais personalizada. Primeiro, clique no SmartArt. Vá para a aba superior e procure por “Ferramentas SmartArt”. Agora, vá para a opção “Estilos de SmartArt” que está no guia “Design”. Escolha um estilo para deixar o organograma do Excel com a sua cara.

Pronto! Agora você já sabe como fazer um organograma no Excel. Conta pra gente se essas informações foram úteis!

Com informação: Microsoft.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Microsoft Excel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados