Como fazer um cronograma no Excel
Você sempre acaba esquecendo de uma tarefa ou outra? Não se preocupe, veja como fazer um cronograma no Excel e não esqueça de mais nenhuma atividade
Com tantas atividades no nosso dia, acaba sendo normal a gente anotar tudo na agenda para não esquecer nada e manter a organização. Se você é desse tipo também e está precisando de uma ferramenta para registrar suas tarefas semanais, atividades de estudos, entre outras coisas, vamos te ensinar como fazer um cronograma no Excel com os modelos prontos que o próprio programa oferece ou de forma manual.

Índice
Como fazer um cronograma com os modelos do Excel
Tempo necessário: 3 minutos.
Esse tutorial é para você que está buscando praticidade. Neste caso, a melhor opção é buscar pelos modelos prontos que o Excel possui. O processo pode ser feito no Office 365, Excel 2019, Excel 2016 e Excel 2013. Vamos te ensinar o passo a passo abaixo:
- Abra o Excel
No seu computador, procure pelo Excel e selecione-o para iniciar;
- Busque mais modelos
Na página inicial, clique em “Mais modelos”, localizado ao lado direito da tela;
- Procure por “Cronograma”
Digite “Cronograma” no campo de pesquisa e, em seguida, clique na lupa para encontrar os modelos disponíveis;
- Escolha um template
Depois de achar o modelo que melhor vai te atender, dê dois cliques; em segundos, o Excel irá exibi-lo na tela e você poderá usar como preferir.
Como fazer um cronograma do zero
Pode ser que você não tenha achado nenhum modelo que te agrade ou atenda a sua necessidade, por isso vamos mostrar também como fazer um cronograma desde o início (que é um pouquinho mais demorado). O nosso terá sete dias com blocos de hora em hora, mas depois que você aprender a base, pode soltar a imaginação. Veja abaixo:
- Inicie uma nova pasta de trabalho
Ao abrir o aplicativo no seu computador, selecione “Pasta de trabalho em branco”; - Mescle o intervalo das células “A1:E2” e nomeie como “Horário semanal”
Selecione o intervalo de células “A1:E2”, clique em “Mesclar e centralizar” no grupo Alinhamento (canto superior da tela) e escreva “Horário semanal”; - Inclua nas células seguintes “Hora de início diária”, “Intervalo de tempo” e “Data de início”
Use a célula “F1″ para escrever “Hora de início diária”; “G1” para “Intervalo de tempo” e “H1” para “Data de início”; depois toque duas vezes na linha que separa uma coluna da outra para redimensionar o tamanho da célula e deixar todo o conteúdo visível. Esses dados te ajudarão a identificar de qual período é o cronograma; - Inclua “Hora” abaixo de “Horário semanal”
Selecione a célula “A3” e escreva “Hora”; - Inclua os horários do seu cronograma
Clique na célula “A4” e digite o primeiro horário da sua lista de tarefas — aqui, colocamos 8h; preencha outro horário na célula de baixo de acordo com o intervalo que deseja no seu cronograma. Selecione as células “A4” e “A5”; no cantinho delas aparecerá um sinal de “+”; arraste ele para baixo para preencher as outras células até o último horário que deseja; - Inclua os dias da semana
Na célula “B3” digite o primeiro dia do seu cronograma, no nosso caso será segunda-feira; clique no “+” no cantinho da célula e arraste para direita para usar o preenchimento automático da planilha. Para redimensionar o tamanho das células, clique em selecionar tudo e dê dois cliques na linha de uma das colunas; - Escolha o alinhamento do seu cronograma
Use a tecla de “Selecionar tudo” que fica entre a coluna A e a célula 1 — ou Ctrl+A — e escolha o alinhamento que preferir (esquerda, centro e direita) no grupo Alinhamento da guia Página Inicial, na parte superior da tela; - Inclua as bordas
Selecione todas as células que compõem o seu cronograma; depois vá em “Bordas” no grupo “Fonte”, ainda na “Página inicial”, e clique na seta para ver as opções da lista suspensa; escolha uma.
A partir daí, você pode personalizar como preferir: mudar a cor de cada linha, tamanho de fonte, entre outros detalhes — como disse, está liberado usar a imaginação. Para salvar o arquivo, pressione Ctrl+B e depois clique em salvar.
Como salvar o cronograma como modelo
Se você quiser usar o cronograma outra vez, mas sem ter que limpar o conteúdo da planilha, o ideal é criar um modelo. Dessa forma, é possível reutilizar sem precisar refazer tudo de novo ou perder os dados anteriores. Veja como:
- Vá em “Exportar”
Clique em “Arquivo” no menu da parte superior da tela e, em seguida, selecione “Exportar”; - Altere o arquivo para modelo
Selecione “Alterar tipo de arquivo” e clique em “Modelo”; - Salve seu cronograma
Clique em “Salvar como”, selecione “Modelos Personalizados do Office” e toque em “Salvar”.
Da próxima vez que precisar do cronograma, abra o Excel e selecione “Novo”, abaixo do ícone da Página Inicial. Vá em “Pessoal” do lado de “Office” e clique no seu arquivo.
Com informações: Lifewire