Como fazer um fluxograma no Excel

Ordenando graficamente processos; saiba como fazer um fluxograma no Excel e utilize a ferramenta além do método comum

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses

Processos, trabalhos e atividades precisam de uma organização de atividades em ordem para serem de qualidade, isso se chama fluxo operacional. Veja abaixo, como fazer um fluxograma no Excel e utilize a ferramenta da Microsoft para dar um ar visual às necessidades de ordenamento dos processos, profissionais e pessoais. O Excel tem uma ferramenta própria para esta atividade, o SmartArt.

Tempo necessário: 2 minutos

A ferramenta do Excel para fazer os fluxogramas é o SmartArt, que fica acessível nas guias superiores do software da Microsoft.

  1. Iniciando o fluxograma

    Abra o trabalho salvo no Excel ou inicie um novo em branco. Em seguida, pressione na guia “Inserir”, no grupo “Ilustrações”, clique em “SmartArt” para começar a construir seu fluxograma no Excel;Fazendo fluxograma no Excel ao abrir o SmartArt (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  2. Agindo dentro do SmartArt

    Na galeria “Escolher um Elemento Gráfico SmartArt”, clique em “Processo” e escolha qual é o modelo mais próximo a sua necessidade gráfica para atender ao seu propósito, seja simples, seta ou escalonado e pressione “Ok”;Janela para escolher modelo de fluxograma no Excel (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  3. Editar todas as informações e formas do fluxograma

    A partir do momento em que o fluxograma já está presente no seu trabalho do Excel, basta clicar sobre ele e selecionar a aba “SmartArt Design”, onde diversas configurações e alterações podem ser feitas dentro do trabalho principal.Customização do fluxograma no SmartArt Design (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Quais alterações podem ser feitas no fluxograma

A ferramenta SmartArt Design do Excel permite alterações e customizações de aspectos do fluxograma de forma prática e simples, dentre elas:

  • Adicionar forma ao fluxograma;
  • Ferramenta de texto para o conteúdo;
  • Mudança do Layout principal;
  • Customização do grupo de cores do fluxograma;
  • Estilos de transparência e opacidade dos elementos gráficos;
  • Formatos 2D ou 3D.
Possibilidades de customização do fluxograma no Excel (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Possibilidades de customização do fluxograma no Excel (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Com informação: Microsoft, Lifewire.

Relacionados

Escrito por

Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Temas populares